Olhar Agro & Negócios

Domingo, 07 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

resistente

Baixo custo de produção e características diferenciadas da berinjela anima produtores

Foto: Reprodução / Ilustração

Baixo custo de produção e características diferenciadas da berinjela anima produtores

Baixo custo de produção e características diferenciadas da berinjela anima produtores

A berinjela é uma das culturas bem procurada pelo agricultor atualmente, pois é de fácil cultivo e pouco gasto na lavoura. No Brasil, existem praticamente duas dezenas de cultivadores da hortaliça, sua produção difere de outras culturas, pois sua produtividade, formato, coloração, brilho de frutos e resistência a doenças são mais proporcionais. 


Leia mais
Baixo custo e facilidade no plantio do abacaxi atraem pequenos produtores
Valorização, demanda de mercado interno do cultivo do alho e seus benefícios

A mais comum é a ciça, que possui resistência maior às pragas das lavouras e os frutos duram por mais tempo após a colheita. Está espécie é fruto de uma experiência cientifica realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que testou durante vários anos suas composições, para que a planta tivesse mais resistência à antracnose e à podridão de fomopsis (doenças fúngicas da berinjela) e diminuíssem os prejuízos para os agricultores.

Para o plantio, as indicações são após o período chuvoso, que facilita o cultivo e evita os encharcamento das raízes e crescimento descontrolado das plantas. O valor das hortaliças no mercado é baixo, mas o cultivo não tem muito custo, e isso acaba animando os produtores. Sua produção é altamente influenciada pelas condições de umidade no solo.

Após o transplantio e até o final da colheita é necessário colocar em prática algumas operações de manejo de solo e da planta para favorecer o desenvolvimento vegetativo e produtivo e a sanidade para obtenção da produtividade e produto de qualidade. Deve manter o nível adequado de água no solo, pois o excesso de umidade pode prejudicar, assim como em outras culturas. Para evitar o tombamento dos galhos é necessário colocar estacas de madeiras ou bambu e adequá-las com o crescimento das plantas.

As berinjelas são principalmente comercializadas in natureza e utilizadas domesticamente após algum tratamento térmico (cozidas em água, refogadas em óleo, fritas e assadas). A industrialização de berinjelas se dá basicamente em pequenas empresas que processam berinjelas secas, plicles fermentados.

A hortaliça começou a ser destaque no mercado a partir dos anos 80, quando a população mundial começou a mudar os hábitos, se preocupando mais com a saúde alimentar e a longevidade. A berinjela contém em sua composição propriedades nutricionais com capacidade de prevenir doenças. Contem 8% de Vitamina C na composição natural, 12 de fibras alimentares e 8% de Riboflavina B2 – importante para o processamento das gorduras e para a saúde dos olhos, boca, pele e cabelo.

Leia mais notícia do Agro Olhar

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet