Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Tuberculose bovina preocupa pecuaristas de Mato Grosso

Os governos federal e estadual apresentaram o Plano de Erradicaçãoda Tuberculose Bovina em Mato Grosso, na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Várzea Grande.

A iniciativa tem como objetivo diminuir ainda mais os números, considerados inclusive muito baixos, isso porque de acordo com dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso a prevalência da doença atingiu apenas 0,1% do rebanho no Estado no último levantamento, com 17 casos em frigoríficos e 6 casos isolados. Contudo, segundo Jociane Quixabeira, coordenadora do Programa de Erradicação do Indea, acreditase que é possível zerar estas ocorrências.

A médica veterinária explica que em uma propriedade onde houve um diagnóstico positivo da doença será obrigatório o saneamento. Onde todos os animais na faixa etária com idade acima de 24 meses, para as fêmeas, e todos os machos reprodutores têm que ser submetidos a um testes de tuberculinização para identificar se tem ou não a tuberculose.

De acordo com o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Mato Grosso (Mapa/MT), Francisco Moraes Costa, o governo federal, preocupado em manter o comércio internacional e atender as exigências internacionais, em específico da Russia, se propôs juntamente com o Estado de Mato Grosso em desenvolver um trabalho sério para realmente exterminar a tuberculose e garantir produto de qualidade, seja para o Brasil e outras regiões do mundo. A previsão é que o plano de erradicação seja colocado em pratica apenas no ano que vem em função de questões burocráticas.

No 1º Encontro Aproleite, nos dias 8 e 9/11, no Cenarium Rural, em Cuiabá, também foi abordado a questão da vigilância sanitária em Mato Grosso. Os técnicos do Indea, Jociane Quixabeira e João Marcelo Brandini, apresentaram o “Estudo epidemiológico e plano de ação para erradicação da tuberculose bovina em Mato Grosso”. A tuberculose bovina é uma doença que pode ser transmitida ao homem.

A principal forma de contaminação é através do ar, ou seja, no contato com o animal vivo. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais. Na palestra, os técnicos apresentaram o Plano de Erradicação, que deve ser colocado em prática em 2013. Além disso, foram apresentadas orientações aos produtores de como prevenir a disseminação da tuberculose bovina.

A tuberculose bovina é uma doença infecto-contagiosa de caráter crônico, que apresenta como agente etiológico o Mycobacterium bovis. Esta é uma bactéria cosmopolita, mas que apresenta baixa incidência em alguns países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e outros países da Europa. Esta doença constitui não apenas um sério problema de saúde pública, mas também causa grandes prejuízos por representar barreiras econômicas. A tuberculose é uma enfermidade preocupante, especialmente nos países em desenvolvimento.

Um dos pontos que era considero mais críticos com relação à saúde pública era a transmissão da tuberculose bovina ao homem por meio do leite de vacas infectadas; todavia, após a implantação da pasteurização este forma de transmissão foi minimizada. Outro ponto preocupante, é que esta doença vem se destacando entre indivíduos que trabalham diretamente com animais contaminados ou com produtos oriundos destes, como veterinários, tratadores, laboratoristas, entre outros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet