Uma das maiores referências em Sistemas Agroflorestais do país, Namastê Messerschmidt, estará em Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá), entre os dias 10 e 12 de maio, para ministrar o curso de Introdução à Agrofloresta. Ele volta a Chapada a convite de dois empreendedores, responsáveis pela organização do curso em uma chácara próxima à cidade.
O casal Pedro Tomazelli, engenheiro agrônomo, e Thalita Araújo, jornalista, conta que se apaixonou pelos conceitos de agrofloresta e entendeu que o conhecimento técnico é fundamental para viabilizar a implantação desse tipo de sistema.
"Eu sou agrônomo e costumo dizer que o que se faz em uma agrofloresta é algo que não aprendemos na faculdade ou em uma atuação convencional. É um tema apaixonante e complexo. Muitas pessoas tentam implantar sistemas agroflorestais em suas áreas e acabam esbarrando em dificuldades técnicas. Por isso resolvemos trazer esse curso para Chapada, pois ele tem a base teórica e prática para começar a produzir", conta Pedro.
Thalita acrescenta que a temática tem total sintonia com Chapada dos Guimarães. "Conhecemos muitas pessoas com enorme vontade e aptidão para criar áreas que mesclam produção de alimentos e floresta em pé. Muitas ainda carecem de mais técnica para um planejamento assertivo e, principalmente, manutenção. Esperamos que esse curso seja alavanca para a instalação de muitas áreas de agrofloresta em nossa região", diz.
O curso terá início às 08h do dia 10 de maio e vai até as 16h do dia 12. A programação conta com aulas teóricas, planejamento e muita prática. Para participantes de outras cidades, há disponibilidade de área de camping para permanecer no local. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link em destaque no instagram
@MatadaBadaya.
O que é Agroflorestal?
O Sistema Agroflorestal, também conhecido pelo termo Agricultura Sintrópica, foi desenvolvido pelo suíço Ernst Götsch e é hoje uma das técnicas de plantio mais viáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico.
O plantio é feito de forma sincronizada com espécies agricultáveis (hortaliças e frutíferas) e espécies florestais. Este sistema de plantio é inspirado na forma como as florestas se desenvolvem naturalmente.
O plantio em alta densidade e diversidade só é possível graças à utilização de espécies de ciclo de vida curto, médio e longo, ocupando todos os estratos de uma floresta (baixo, médio, alto e emergente). Respeitando estes princípios otimizamos o aproveitamento da luz do sol, dos recursos hídricos e temos plantios agrícolas mais produtivos
Quem é Namastê?
Namastê Messerschmidt nasceu em 1987 no estado de Piauí, filho de pai alemão e mãe brasileira. Aos 12 anos, mudou-se para o Instituto Oca do Brasil, em Goiás, onde conheceu Ernst Götsch, criador da agricultura sintrópica, e começou a aprender e trabalhar com a técnica. Durante 11 anos, permaneceu no instituto, mergulhando no mundo da agrofloresta. A partir de 2010, expandiu sua atuação junto aos indígenas, oferecendo cursos e consultorias facilitadas por diversas organizações. Paralelamente, atua como consultor e instrutor em diversas organizações. Em 2017, abre sua agenda de cursos e consultorias internacionais, implantando sistemas agroflorestais em diversos países - como México, Austrália, Indonésia, Malásia, Angola, Madagascar, Argentina, França, Espanha e Portugal - difundindo o conhecimento da Agrofloresta pelo mundo.