Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Geral

ENTRE 10 E 12 DE MAIO

Curso sobre agrofloresta traz referência nacional no assunto para Chapada dos Guimarães

Foto: Reprodução

Curso sobre agrofloresta traz referência nacional no assunto para Chapada dos Guimarães
Uma das maiores referências em Sistemas Agroflorestais do país, Namastê Messerschmidt, estará em Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá), entre os dias 10 e 12 de maio, para ministrar o curso de Introdução à Agrofloresta. Ele volta a Chapada a convite de dois empreendedores, responsáveis pela organização do curso em uma chácara próxima à cidade.

Leia mais 
Setor florestal de Mato Grosso fatura US$ 104,6 milhões em negócios com 61 países

O casal Pedro Tomazelli, engenheiro agrônomo, e Thalita Araújo, jornalista, conta que se apaixonou pelos conceitos de agrofloresta e entendeu que o conhecimento técnico é fundamental para viabilizar a implantação desse tipo de sistema.

"Eu sou agrônomo e costumo dizer que o que se faz em uma agrofloresta é algo que não aprendemos na faculdade ou em uma atuação convencional. É um tema apaixonante e complexo. Muitas pessoas tentam implantar sistemas agroflorestais em suas áreas e acabam esbarrando em dificuldades técnicas. Por isso resolvemos trazer esse curso para Chapada, pois ele tem a base teórica e prática para começar a produzir", conta Pedro.

Thalita acrescenta que a temática tem total sintonia com Chapada dos Guimarães. "Conhecemos muitas pessoas com enorme vontade e aptidão para criar áreas que mesclam produção de alimentos e floresta em pé. Muitas ainda carecem de mais técnica para um planejamento assertivo e, principalmente, manutenção. Esperamos que esse curso seja alavanca para a instalação de muitas áreas de agrofloresta em nossa região", diz.

O curso terá início às 08h do dia 10 de maio e vai até as 16h do dia 12. A programação conta com aulas teóricas, planejamento e muita prática. Para participantes de outras cidades, há disponibilidade de área de camping para permanecer no local. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link em destaque no instagram @MatadaBadaya.
 
O que é Agroflorestal?

O Sistema Agroflorestal, também conhecido pelo termo Agricultura Sintrópica, foi desenvolvido pelo suíço Ernst Götsch e é hoje uma das técnicas de plantio mais viáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico.

O plantio é feito de forma sincronizada com espécies agricultáveis (hortaliças e frutíferas) e espécies florestais. Este sistema de plantio é inspirado na forma como as florestas se desenvolvem naturalmente.

O plantio em alta densidade e diversidade só é possível graças à utilização de espécies de ciclo de vida curto, médio e longo, ocupando todos os estratos de uma floresta (baixo, médio, alto e emergente). Respeitando estes princípios otimizamos o aproveitamento da luz do sol, dos recursos hídricos e temos plantios agrícolas mais produtivos
 
Quem é Namastê?

Namastê Messerschmidt nasceu em 1987 no estado de Piauí, filho de pai alemão e mãe brasileira. Aos 12 anos, mudou-se para o Instituto Oca do Brasil, em Goiás, onde conheceu Ernst Götsch, criador da agricultura sintrópica, e começou a aprender e trabalhar com a técnica. Durante 11 anos, permaneceu no instituto, mergulhando no mundo da agrofloresta. A partir de 2010, expandiu sua atuação junto aos indígenas, oferecendo cursos e consultorias facilitadas por diversas organizações. Paralelamente, atua como consultor e instrutor em diversas organizações. Em 2017, abre sua agenda de cursos e consultorias internacionais, implantando sistemas agroflorestais em diversos países - como México, Austrália, Indonésia, Malásia, Angola, Madagascar, Argentina, França, Espanha e Portugal - difundindo o conhecimento da Agrofloresta pelo mundo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet