Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

Notícias | Política

melhoramento de estradas

Ministério irá doar máquinas a 33 munícipios de MT beneficiando 18 mil agricultores familiares

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) irá beneficiar cerca de 18 mil agricultores familiares em 33 municipios de Mato Grosso por meio da doação de máquinas que os auxiliarão no trabalho no campo. A doação de retroescavadeiras e motoniveladoras ocorre nesta terça-feira (10), em Várzea Grande. A ação é parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal.

Foto: Reprodução

Ministério irá doar máquinas a 33 munícipios de MT beneficiando 18 mil agricultores familiares

Ministério irá doar máquinas a 33 munícipios de MT beneficiando 18 mil agricultores familiares

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) irá beneficiar cerca de 18 mil agricultores familiares em 33 municipios de Mato Grosso por meio da doação de máquinas que os auxiliarão no trabalho no campo. A doação de retroescavadeiras e motoniveladoras ocorre nesta terça-feira (10), em Várzea Grande. A ação é parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal.


Leia mais
Baixo custo de produção e características diferenciadas da berinjela anima produtores
Edital para exploração de 1 milhão de hectares de madeira sustentável é lançado

De acordo com a assessoria de imprensa do MDA, o valor do recurso usado na compra das máquinas será divulgado durante o evento de entrega. A previsão é de que o valor para o conjunto de ações que formam o Plano Safra chegue a R$ 700 milhões ( estimativa baseada no volume de contratos das safras anteriores na região). O investimento tem o objetivo de fortalecer o setor por meio de crédito, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e compras públicas, entre outras ações.

Com a entrega dos equipamentos na terça, serão 121 máquinas e um invertimento superior a mais de R$ 27 milhões somente para os municipios de Mato Grosso (o Governo Federal doou 58 retroescavadeiras a munícipio mato-grossenses em 2012). A expectativa é levar mais 275 equipamentes para as regiões do estado com até 50 mil habitantes.

Para o delegado do MDA em Mato Grosso, Nelson Borges, boa parte dos municipios contemplados com a entrega das máquinas tiveram dificuldades no escoamento da produção da safra passada, devido às condições das estradas vicinais. “A maioria desses municípios tinha problemas de escoamento e a ideia é que esses equipamentos possam apoiar a recuperação das estradas vicinais nesse período de seca, já preparando para o próximo período chuvoso. Em algumas regiões, principalmente na região noroeste, as estradas vicinais não são bem construídas e, vez ou outra, têm problemas com atoleiros e rompimento de barreiros”, concluir Borges.

O municipio de Feliz Natal ( 538 km de Cuiabá) com cerca de 2,8 mil habitantes, aguarda o máquinário para fazer as manutenções nessas estradas. De acordo com o prefeito José Antônio Dubiella, está é o momento de melhorar as vias de ligação do município. “Aqui na região temos mais de dois mil quilômetros de estradas vicinais. No período chuvoso, há uma dificuldade no escoamento da produção dos nossos agricultores devido às condições das vias, principalmente dos produtos perecíveis. Então, essas máquinas chegam como um reforço para a nossa manutenção”, ressalta Dubiella.

Saiba mais
As estradas vicinais são as vias de ligação do meio rural com a cidade. São esses os caminhos por onde os produtos da agricultura familiar passam até chegarem à mesa do consumidor final. Por essas vias, passam também bens e serviços que levam qualidade de vida a quem mora no campo como o ônibus escolar e a ambulância.

Leia mais notícia do Agro Olhar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet