Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

Setor avícola tocantinense debate restrições impostas pelo Pará

Empresários do ramo da avicultura estiveram reunidos na manhã de terça-feira, dia 02, com o secretário executivo da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ruiter Padua, para solicitar apoio do Governo do Estado quanto às restrições impostas pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). A medida, adotada em 17 de maio deste ano, restringe a entrada de aves vivas no estado vizinho.

“Primeiro começou proibindo por questões ligadas à Guia de Trânsito Animal (GTA), dizendo que não estava sendo preenchida corretamente. Como isso foi questionado e comprovamos que a guia estava correta, passaram a atribuir a falta de cadastro pelo abatedouro junto a Adepará, que sequer há portaria regulamentando”, explicou José Henrique Tostes, da Asa Norte Alimentos, localizada em Araguaína, região Norte do Tocantins.

A proibição, segundo Tostes, tem se tornado um grande problema porque os animais deixaram de ser vendidos, gerando prejuízos à empresa e aos criadores da região.

Acompanhado de responsáveis pelo departamento de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), João Eduardo Pinto Pires e Keyte Moreira Pimentel Alves, Padua propôs agendar uma reunião junto ao Governo do Pará para discutir o assunto. “Vamos juntos verificar uma saída que possa atender a solicitação dos empresários sem ferir o Pacto Federativo”, disse Padua.

A data do encontro, que deverá contar com a presença do presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, ainda será agendada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet