Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 19 de junho de 2024

Notícias | Pecuária

avanço na pecuária

Mato Grosso é o estado com mais plantas frigoríficas habilitadas para enviar carne à China

Foto: Olhar Direto

Mato Grosso é o estado com mais plantas frigoríficas habilitadas para enviar carne à China
Mato Grosso é o estado que tem mais plantas frigoríficas habilitadas para exportar carne à China. Ao todo, no estado existem 14 plantas em funcionamento. O Estado contava com oito plantas apenas, até o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) habilitar mais seis frigoríficos neste mês. 


Leia também
Líder da bancada ruralista, deputado federal critica pedido para prorrogação da Ferrogrão: 'um absurdo completo'


"Hoje são 14 plantas em Mato Grosso. Então, esses elementos são muito importantes porque via de regra, sempre que uma planta é habilitada, a exportação para China principalmente, em outros países, ele faz um 'clúster' daquela região que passa a intensificar a produção", disse João Otávio, economista e líder de pesquisa da Datagro.

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango, se destacando como maior parceiro comercial para proteína animal. Em 2023, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 8,2 bilhões.  

Até o início de março deste ano, o Brasil possuía 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos, 17 de suínos e 1 de asininos.  

"O campo brasileiro responde muito rápido aos estímulos e a gente tem tudo para nos próximos cinco anos passar a pecuária norte-americana que hoje ainda é a maior do mundo", ressaltou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet