Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

MPA incentiva produção de peixes em penitenciárias do Rio Do Janeiro

Detentos das unidades administradas pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Rio do Janeiro (SEAP-RJ) irão aprender técnicas de cultivo de peixe. Nesta quarta-feira (03), em Brasília, o Ministério da Pesca e Aquicultura vai firmar parceria com a SEAP e com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) com o objetivo de treinar e capacitar os detentos para o trabalho com a piscicultura, em especial de peixes ornamentais.

A SEAP irá disponibilizar as áreas onde serão implantadas as unidades demonstrativas de piscicultura nas penitenciárias. O Ministério em conjunto com a Universidade vai elaborar projetos técnicos destinados ao aprimoramento da atividade. A parceria visa criar uma alternativa de emprego, renda e reinclusão social dos detentos. Além de uma redução da pena prevista, já que para cada três dias trabalhados há uma diminuição de um dia na mesma.

Projeto

O projeto teve início há dois anos na penitenciária Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Uma parceria entre a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura em Minas Gerais (SFPA-MG), a Secretaria Estadual de Defesa Social (SEDS) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem promovido a capacitação técnica dos detentos para a produção de peixe.

Todo pescado produzido é destinado as entidades beneficentes, como creches, escolas, asilos e entidades não governamentais (ONGs), cadastradas no Banco de Alimentos do município, conforme indicação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-MG). O objetivo é garantir uma alimentação de qualidade à população que mais necessita.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet