Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

A TODO VAPOR

Agricultores de Mato Grosso ‘dobram’ área plantada de soja em uma semana

O semeio da safra 2012/13 foi antecipado em pelo menos 11 dias em relação ao período anterior, por causa da chegada antecipada das chuvas

Foto: Agroolhar - arquivo

Agricultores de Mato Grosso ‘dobram’ área plantada de soja em uma semana
Os produtores rurais mato-grossenses estão com os tratores e plantadeiras “a todo o vapor” no trabalho de semeio da safra de soja 2012/13 e, nesta semana, praticamente “dobraram” a área plantada em relação à semana anterior.

De acordo com o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), na semana anterior o índice de plantio era de 8.6%. Já na última quinta-feira (11), a cobertura do plantio chegou a 17.3% - cerca de 1.365 milhão de hectares (ha) dos 7.890 mi de ha a serem cultivados com a oleaginosa.

A região do Estado onde as máquinas mais avançaram foi a Médio-Norte, com 22.9%, onde estão municípios com forte produção agrícola. Em Sorriso – campeão nacional de produção - o plantio já chega a 30% da área. Em Lucas do Rio Verde, 30%, Vera, 28%, Sinop, 23%, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã, 22% cada, Tapurah, 18%. Em Nova Mutum foram 12.5%.

A região Oeste é a segunda com maior párea semeada até esta semana, com 21.1%, com destaque para Campos de Júlio, com 32%, Sapezal, 26% e, Campo Novo dos Parecis, 12%.

Na região Sudeste mato-grossense o plantio atinge 19.3%, com Campo Verde cobrindo 30%, Primavera do Leste 25% e, Alto Araguaia e Alto Taquari, 15%. Já na região Centro-Sul o índice é de 16.7%, com Santo Antônio de Leverger registrando 25%, Chapa dos Guimarães 24%, Diamantino 16% e, Tangará da Serra, 12%.

O semeio da safra 2012/13 foi antecipado em pelo menos 11 dias em relação ao período anterior, por causa da chegada antecipada das chuvas. O produtor rural está com mais de 65% da safra vendida, garantindo os custos de produção e agora foca suas atenções no plantio e desenvolvimento da lavoura.

A expectativa de quem planta e produz é que o ciclo de chuvas seja o ideal para propiciar uma superssafra de soja, além de proporcionar a “janela ideal” para o cultivo do milho de segunda safra.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet