Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

ampliação

Novacki pede aumento de produção diante abertura de mercados

Foto: Divulgação/Mapa

Novacki pede aumento de produção diante abertura de mercados
A abertura de mercados, principalmente para as carnes, demandará aumento na produção brasileira. A questão foi observada pelo ministro interino da Agricultura e Pecuária, Eumar Novacki, durante a Conferência Internacional de Pecuaristas (Iterconf) 2016, em Goiânia (GO). No próximo dia 25 de setembro o ministro Blairo Maggi retorna de Missão Ministerial e Empresarial pela Ásia, iniciada no dia 30 de agosto, de onde mais de US$ 50 milhões em negócios foram tratados somente entre as visitas realizadas na China e Coreia do Sul.

Novacki afirmou aos pecuaristas presentes e entidades ligadas a cadeia da bovinocultura que o Plano Agro+ é a estratégia do Governo Federal para ampliar de 7% para 10% a participação do Brasil no mercado externo nos próximos cinco anos. A meta, inclusive, como destacado pelo Agro Olhar, é tida como ousada pelo próprio ministro Blairo Maggi.

Leia mais:
Novacki quer que setores produtivos participem do Plano Agro+ com sugestões

“Produzam mais porque vamos buscar mercados para vender os seus produtos”, anunciou Novacki.

Desde o dia 30 de agosto, Blairo Maggi e uma equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa, entre outros, trabalham na abertura de novos mercados para a produção brasileira na Ásia. Segundo Novacki, a comitiva liderada por Maggi conta com aproximadamente 40 empresas e associações do agronegócio brasileiro. Ao todo sete países serão visitados pelo grupo: China, Coreia do Sul, Tailândia, Mianmar, Vietnã, Malásia e Índia.

De acordo com informações do Ministério da Agricultura, no dia 1º de outubro será a vez de Eumar Novacki seguir para o exterior com o intuito de reforçar a estratégia de ampliação das exportações do Brasil de produtos agropecuários.

Para o ministro interino, o agronegócio brasileiro tem o grande desafio de transformar a pujança do setor em emprego e renda. “A crise já foi, agora é a vez de trabalharmos para gerar novas oportunidades".

Durante o evento, o presidente da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), Alberto Pessina, comemorou a abertura de mercado externo para o Brasil e destacou a importância do Agro+ para o setor agrário.

Malásia

Nesta semana, como o Agro Olhar comentou, o ministro Blairo Maggi anunciou que dentro de 60 dias uma equipe do governo da Malásia virá ao Brasil para inspecionar a pecuária e liberar a exportação de carnes bovinas, suínas e de aves.

Com relação à Coreia do Sul a expectativa é que até o início de 2017 o acordo de abertura de portos para a carne suína de Santa Catarina seja concluído.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet