O ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho abriu oficialmente nesta quarta-feira (12.9), em Brasília, a Semana Nacional da Carne Suína. O evento tem por objetivo organizar a cadeia produtiva, estimular o consumo interno e garantir maior espaço para a carne suína nas gôndolas do varejo.
A iniciativa foi promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com apoio institucional do Mapa e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A campanha será realizada em 2013 e pretende atingir supermercados de todo o País.
Segundo Mendes Ribeiro, será possível com a campanha alavancar as vendas e movimentar o mercado com o engajamento da indústria e dos supermercados.
“É essencial é que nós estejamos juntos com as cadeias produtivas mostrando a importância do consumo interno. Isso é uma responsabilidade de todos, inclusive do Ministério da Agricultura”, afirmou.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, a Semana Nacional da Carne Suína é uma conquista para o setor e é uma iniciativa que trará resultados representativos para o consumo de carne suína no Brasil.
“O trabalho da ABCS é treinar e sensibilizar os mercados, aprimorando a apresentação dos produtos nos pontos de venda e capacitando profissionais de açougues a desenvolverem novos formatos de cortes, em tamanhos menores, mais saborosos e saudáveis. Queremos deixar as pessoas bem preparadas para o início da campanha”, frisou. “Nossa meta e alcançar o consumo médio de 18kg per capita [atualmente, o consumo estimado é de15,1 kg] até o final de 2015”, completou.
Durante o lançamento, para reforçar as ações de apoio ao setor, também foi assinado um protocolo de intenções e de entendimento para a cooperação na área de comercialização e incentivo ao consumo.
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