Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

INDEA

Cadastro de propriedades com plantio de soja é prorrogado em Mato Grosso

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Prazo para cadastro encerrava no dia 15, porém demanda levou à prorrogação

Prazo para cadastro encerrava no dia 15, porém demanda levou à prorrogação

O prazo para o cadastro de propriedades com plantio de soja foi prorrogado em Mato Grosso para o dia 19 de fevereiro. A prorrogação consta no Diário Oficial do Estado (DOE), que circula nesta quarta-feira, 17 de fevereiro. Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), o prazo foi estendido em decorrência a demanda do setor produtivo.

O cadastro das lavouras de soja serve para informar as áreas plantadas nesta safra 2015/2016 para que o Indea possa realizar o monitoramento sanitário das propriedades rurais em Mato Grosso.

O prazo para o cadastramento encerrava no último dia 15 de fevereiro, porém em decorrência a dificuldades enfrentadas pelos produtores no sistema do Instituto, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) solicitou a prorrogação do prazo.

Leia mais:
Quebra na soja pode superar 1,2 mi/t e Sorriso irá decretar situação de emergência por falta de chuva no plantio

Conforme o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, diversos produtores entraram em contato com a entidade relatando a dificuldade enfrentada. Na ocasião chegou-se a orientar os sojicultores a comparecerem em uma Unidade Local de Execução (ULE) para cadastramento manual, entretanto, conforme Romanini, nem todos os municípios possuem tais Unidades. "Como não há ULEs em todos os municípios de Mato Grosso e há uma dificuldade dos produtores de locomoveram até às sedes, nos solicitamos a prorrogação do prazo até o dia 19 de fevereiro para que nenhum produtor deixe de cumprir essa exigência".

Nesta quarta-feira, 17, o Indea publicou a Portaria nº 002/2016 prorrogando o prazo para cadastramento até o dia 19 (sexta-feira). Os produtores podem se cadastrar nos escritórios do Indea ou através do sistema eletrônico, no site do Indea: http://cadastro.indea.mt.gov.br/.

“A sobrecarga ao Sistema de Cadastro de Propriedades nos últimos dias pode ter ocasionado em instabilidade no tráfego de dados devido à quantidade de acessos simultâneos”, justifica o presidente do Indea, Guilherme Nolasco.

Até o dia 15, há existiam 10.158 cadastros efetuados, somando uma área superior a 6,6 milhões de hectares de soja informada. Em 2015 foram cerca de 4 mil propriedades cadastradas que somaram área de 4,5 milhões/ha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet