Olhar Agro & Negócios

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Logística

CONTRA CHUVA

Governo de Mato Grosso acelera ritmo de obras de pontes na Transpantaneira; veja

Foto: Rafaella Zanol - Gcom/MT

Governo de Mato Grosso acelera ritmo de obras de pontes na Transpantaneira; veja
As chuvas em Mato Grosso começaram definitivamente e as obras para a construção de pontes na MT-060, mais conhecida como Transpantaneira, ganharam ritmo acelerado. Quatro pontes de concreto e aço já foram concretadas. Obras na Transpantaneira preveem recurso de R$ 12,6 milhões para a construção de 31 novas pontes.

Nas quatro pontes concretadas restam apenas os aterros para serem feitos nas cabeceiras. Além disso, outras cinco aguardam a concretagem, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

As 31 pontes de concreto e aço na Transpantaneira, que irão substituir as atuais pontes de madeira, estão orçada em R$ 12,6 milhões. O recurso faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodeustur). Os projetos são elaborados e geridos pela Sedec.

Leia mais:
Transpantaneira tem três pontes de concreto prontas; madeira é substituída

Além da substituição das pontes de madeira por concreto e aço, está sendo realizada a restauração de 76 quilômetros da MT-060 entre a BR-070 e Poconé. A Sedec revela ainda a realização da reurbanização da Avenida Aníbal de Toledo, que liga a entrada de Poconé à saída para o Pantanal.

A expectativa do Governo de Mato Grosso é que as obras das 31 pontes estejam concluídas no segundo semestre de 2016. As obras iniciaram em outubro do ano passado. As pontes estão localizadas entre o início da Transpantaneira e o Rio Pixaim.

“É um resgate histórico que está sendo feito pelo Governo do Estado. Esta região é mundialmente conhecida, mas ficava intransitável na época da cheia. Com as pontes de concreto teremos acesso ao Pantanal o ano inteiro e com isso vamos atrair mais turistas, que poderão desfrutar das maravilhas do Pantanal com segurança e tranquilidade”, destaca o secretário-adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, que na última semana visitou as obras.

No trecho onde as obras são realizadas estão localizados 32 empreendimentos, entre hotéis e pousadas.

Conforme o secretário-adjunto de Turismo, as chuvas não estão prejudicando o andamento das obras de reurbanização e pontes. "Estamos cobrando as empreiteiras responsáveis para que entreguem as obras no prazo. As quatro pontes prontas já estão com o concreto seco. Já as outras cinco que estão sendo finalizadas serão concretadas a partir desta semana e é preciso esperar cerca de 20 dias para a completa secagem do concreto”.

O engenheiro responsável pelas obras da Construtora Santa Lúcia, Haggy Sotolani, explica que as chuvas não prejudicam os trabalhos devido à tecnologia utilizada. Ele revela que as pontes são pré-moldadas. "As vigas são em estrutura metálica e já vêm prontas. Com isso conseguimos fazer uma ponte em cerca de 50 dias. Se fosse uma ponte convencional levaria no mínimo três meses. Além disso, a durabilidade gira em torno de 50 anos e não é necessário fazer a manutenção todos os anos como as pontes de madeira”.

As obras, segundo a Sedec, estão sendo executadas através de convênio com a ecretaria de Infraestrutura (Sinfra).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet