Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 19 de junho de 2024

Notícias | Energia

ATESTADO DE EXCELÊNCIA

Grupo OSE/Enersim recebe certificação AAA da Absolar

Foto: Reprodução

Grupo OSE/Enersim recebe certificação AAA da Absolar
O Grupo Oeste Solar Energia (OSE), de Cuiabá, Mato Grosso, do qual a Enersim gestora de energias renováveis faz parte, recebeu da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) a Certificação da ABSOLAR no nível AAA, para Instalação e Manutenção, e a Solar Oeste conquistou certificação nível AAA para Operadores.  


Leia também:
Investigador envolvido na morte de idoso no Contorno Leste é afastado do operacional


O programa gera um diferencial às empresas do setor, trazendo mais segurança a investidores e consumidores, pois avalia e atesta que determinada empresa tem capacidade para executar adequadamente a operação fotovoltaica, e o nível AAA é o mais elevado.

Segundo Tiago Vianna, diretor da OSE, “a Oeste Solar já possuía tal certificação, sendo que neste ano renovou na categoria Instalação e Manutenção. 

“O processo de certificação é reconhecido por sua exigência, e essa conquista demonstra o quanto a OSE investe em qualidade em seus mais abrangentes aspectos”, inclusive dentro das pautas de sustentabilidade, governança e social”, afirma Vianna.

A auditoria é voluntária, ou seja, as empresas solicitam a ABSOLAR que sejam analisadas, e os critérios da certificação estão pautados em 3 pilares centrais: formalidade, processos operacionais e qualificação.

Os processos analisados no quesito Operador (Certificada nível AAA: Solar Oeste) foram:  procedimento formal de reclamação de clientes, uso de NR-10, normas NBR e NR-35, contrato de manutenção dos parques fotovoltaicos, compliance, relatório de garantia de performance/produção/taxa, relatório de gerenciamento das operações com indicadores e frequência, procedimento e uso de EPI, ter pelo menos 33% do pessoal técnico que preencha os requisitos de qualificação em cursos.

Para Instalação e Manutenção (Certificada nível AAA: Oeste Solar) foram avaliados os procedimentos no pós-venda, verificação ‘in loco’ das instalações, procedimentos ambientais como descarte, reciclagem, uso d'água e energia, código de ética e responsabilidade social, atestado de experiência dos profissionais responsáveis pelas instalações, e ter pelo menos 60% do pessoal técnico que preencha os requisitos de qualificação em cursos.

O certificado AAA vale pelo período de 3 anos, mas anualmente existe a exigência de auditoria comprobatória do Programa de Certificação Voluntária da ABSOLAR.

A Oeste Solar, empresa especializada em energias renováveis, possuí a certificação de qualidade mundial, a ISO 9001. Trata-se de um selo de garantia que regulamenta e certifica os processos de uma empresa e dos serviços e/ou produtos fornecidos aos clientes para que haja normas padronizadas em todos os procedimentos.

 Localizada em Cuiabá, Mato Grosso, fundada em 2018, é líder em capacidade instalada de geração fotovoltaica, em geração distribuída.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet