Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Palestras levam conhecimento sobre agricultura de precisão

Harmonizar os conceitos e conhecimentos em zootecnia de precisão na pecuária de leite, bem como conhecer e compartilhar as experiências de distintas instituições e pesquisadores. Esses são os objetivos do 1° Workshop Internacional sobre Zootecnia de Precisão na Pecuária de Leite no Brasil, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora. O evento será nos dias 26 e 27 de novembro na sede da própria Embrapa/MG.

As oficinas são destinadas a pesquisadores, professores e alunos de escolas públicas e privadas da região e tem a intenção de identificar potencialidades e novas cooperações técnicas que promovam ganhos competitivos para a pecuária leiteira do País.

Além das reuniões técnicas, a programação do workshop também prevê encontros de trabalho em campo, visitando propriedades. A meta é contribuir para solucionar os gargalos inerentes à pecuária de leite. O incentivo à automação nos sistemas de produção é um dos desafios. Nas regiões onde são aplicadas as técnicas da agricultura de precisão o incremento no desenvolvimento social do meio rural é notório, explicou o chefe da Divisão de Prospecção de Tecnologia Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Fabrício Juntolli.

Segundo o fiscal federal, o uso racional dos recursos naturais, com a otimização do lucro e a conservação ambiental, são pontos estratégicos para a sustentabilidade e a competitividade da agricultura brasileira no mercado mundial, aspectos imprescindíveis para o pequeno, médio ou grande agronegócio.

Saiba mais sobre a Agricultura de Precisão:

É uma das ferramentas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio brasileiro. A iniciativa envolve não somente as aplicações de insumos ou mapeamentos diversos, mas todos os processos de produção. A aplicação desta tecnologia vai além das atividades agrícolas, pois tem um grande potencial para a área de zootecnia, na gestão hídrica e na silvicultura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet