Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

EM NOVA MUTUM

Nova cultivar de uva para suco será apresentada pela Embrapa para técnicos de Mato Grosso

Além do dia de campo, nesta sexta-feira, às 8h30, no auditório da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, haverá uma cerimônia de lançamento da BRS Magna. Na ocasião, também será lançada o híbrido de maracujazeiro azedo BRS Rubi do Cerrado, desenvolvido pela Embrapa Cerrados

21 Nov 2012 - 09:47

Gabriel Faria - Embrapa Agrossilvispastoril

Foto: Embrapa Uva e Vinho

Nova cultivar de uva para suco será apresentada pela Embrapa para técnicos de Mato Grosso
Os agentes de assistência técnica e de extensão rural que atuam na cadeia produtiva da fruticultura em Mato Grosso conhecerão, nesta quinta-feira (22), em Nova Mutum (250 km de Cuiabá), a nova cultivar de uva para suco desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A BRS Magna será apresentada em um dia de campo para convidados na Agropecuária Melina, onde o material foi validado.

Além de apresentar a BRS Magna, o evento contará com palestras sobre o programa de melhoramento genético da videira desenvolvido pela Embrapa Uva e Vinho, o manejo de uvas para suco em Mato Grosso e o processamento e mercado de suco de uva. Haverá ainda visita a campo, onde os participantes poderão ver o parreiral com a nova cultivar.

A BRS Magna foi desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho e validada na fazenda Melina, em Nova Mutum. De acordo com os pesquisadores Patricia Ritschel e João Dimas Garcia Maia, coordenadores do Programa de Melhoramento Genético da Videira da Embrapa, a BRS Magna caracteriza-se pela ampla adaptação climática e pelos altos conteúdos de açúcar e de matéria corante.

Trata-se de uma cultivar de uva para suco, que pode ser cultivada em regiões de clima temperado, como a Serra Gaúcha, ou tropical úmido, como em boa parte do estado de Mato Grosso. Tem um ciclo de produção de médio a precoce, o que possibilita a colheita de duas safras por ano em regiões tropicais. A BRS Magna apresenta um sabor aframboesado, uma coloração violácea intensa e um alto teor de açúcar – de 17 a 19 ° Brix –, podendo ser utilizada para a elaboração de sucos pura ou em conjunto com outras variedades. Com o peso médio de 200g, o cacho é levemente compactado, a baga tem tamanho de 18mm x 20 mm e a produtividade está em torno de 25 a 30 toneladas/ano.

Lançamento em Mato Grosso

Além do dia de campo, nesta sexta-feira, às 8h30, no auditório da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, haverá uma cerimônia de lançamento da BRS Magna. Na ocasião, também será lançada o híbrido de maracujazeiro azedo BRS Rubi do Cerrado, desenvolvido pela Embrapa Cerrados e validado pela Coopernova, de Terra Nova do Norte (690 km ao Norte de Cuiabá).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet