Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Produtor prioriza equilíbrio no campo

O sojicultor Osvaldecir Aparecido Balestri cultiva grãos em uma área de 50 hectares em Primeiro de Maio, priorizando o controle biológico na lavoura por questões de saúde e também para evitar a contaminação no meio ambiente. Em uma área de 9,6 hectares de sua propriedade funciona uma unidade demonstrativa do Emater, onde foi aplicada a nova tecnologia por meio da soltura de vespas no solo.

''Gosto de usar produtos fisiológicos para o controle de pragas e, desde seu surgimento, dispensei o controle químico. Sempre procuro novas tecnologias como essa para reduzir os custos, porque o campo é a minha indústria e preciso fazer ela produzir'', analisa Balestri.

Sobre a redução de custos de controle das lagartas com uso de vespas, o produtor avalia que o benefício maior ocorre ao evitar o estrago na lavoura devido à entrada de trator e a redução de gasto com mão de obra. Balestri defende o uso de produtos preventivos para evitar perdas no campo.

''O equilíbrio na agricultura é tudo'', comenta. Além da propriedade de Balestri, outra unidade demonstrativa receberá a tecnologia no município. Na última safra, Balestri fez duas aplicações de inseticidas para combater lagarta e duas para o controle de percevejo. A expectativa do Emater é de que as aplicações contra as lagartas sejam eliminadas nesta safra. (M.F.)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet