Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Agrocentro lança o 1º Congresso Via Láctea na Feileite 2012

A grande novidade da Feileite 2012 é a realização do 1º Congresso Via Láctea, que vai reunir, no Centro de Exposições dos Imigrantes, nos dias 21 e 22 de novembro, especialistas dos diversos elos da cadeia do leite para mostrar o atual panorama e as perspectivas do setor.

Segundo Carla Tuccilio, gerente de Agronegócio do Agrocentro, esta será mais uma grande oportunidade que a feira oferece aos criadores de se atualizarem com os principais temas relacionados ao mercado, manejo, sanidade e sustentabilidade da pecuária leiteira.

Dois momentos são aguardados com grande expectativa. O primeiro é o debate sobre os desafios do Código Florestal para o produtor de leite, com a participação do relator do projeto na Câmara dos Deputados, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), recém-eleito prefeito de Uberaba. Finalmente, a palestra do presidente da Comissão de Pecuária de Leite da CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária), Ricardo Alvim (Foto. Crédito: Ascom CNA), sobre oportunidades de negócios no setor leiteiro.

Alvim falará sobre a questão conjuntural, hoje, relacionada à conjuntura do mercado lácteo nacional e internacional, apresentando números referentes aos preços do leite, custos de produção, importação e exportação, além de dados de consumo de lácteos. Na palestra, ele abordará as ameaças que retardam a evolução do setor, como as práticas desleais de comércio, o custo Brasil, os problemas que dificultam a melhoria da qualidade do leite, além de fatores referentes à competitividade da pecuária nacional. Quanto às oportunidades existentes no País para a produção de leite, o representante da CNA listará os recursos naturais, como disponibilidade de área, água e clima, e técnicos, como os índices zootécnicos.

Serão apresentados também temas relacionados à sanidade. Cristiane Azevedo, gerente técnica Leite da MSD Saúde Animal, falará sobre a mastite, considerada a principal doença que afeta os rebanhos leiteiros no Brasil e no mundo, responsável pelas maiores perdas econômicas na atividade.

O tema A qualidade do leite, da eficiência do produtor à saúde do consumidor, será apresentado por Luiz Carlos Roma Jr. e Márcia S. Vieira Salles, da APTA (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócios). Estudos realizados em todos os continentes por entidades governamentais ou empresas privadas apontam tendência dos consumidores buscarem alimentos mais saudáveis e palatáveis.

Segundo os palestrantes, os consumidores estão cada vez mais conscientes da relação entre a ingestão de alimentos e a saúde, e também da relação entre dietas inadequadas e as principais doenças crônicas como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, sarcopenia (perda de massa muscular) e osteoporose.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet