Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

AGRICULTURA FAMILIAR

Apenas 2% das propriedades rurais em Mato Grosso são atendidas por extensão rural

Foto: Olhar Direto

Jaime preocupado com empobrecimento no campo

Jaime preocupado com empobrecimento no campo

A falta de incentivos dos governos federal e estaduais à extensão rural está empobrecendo as famílias no campo e desestimulando os jovens a continuar dando sequência à atividade agrícola passada de pai para filho.

O alerta foi dado pelo senador Jayme Campos (DEM-MT) durante audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, para discutir as ações das empresas de pesquisa e extensão rural.

"Antigamente o extensionista era próximo do produtor rural. Ele era como se fosse um 'médico de família', estava sempre ao lado do produtor, dava toda a assistência . Hoje, apenas 2% das propriedades rurais em Mato Grosso são atendidas por algum tipo de extensão rural", comenta Jayme.

Jayme comemora desempenho da Comissão Social no Senado Federal

Segundo dados da associação nacional das entidades do setor, ainda existem cerca de 16 milhões de brasileiros abaixo da linha da pobreza. Desse total, 50% concentra-se na área rural.

Congresso não pode debochar da sociedade, diz Jaime sobre código

O senador lembra que a assistência técnica e a extensão rural fragilizaram-se muito nos últimos anos por falta de
investimentos do governo.

O parlamentar pede ainda mais atenção do governo para estimular os jovens a permanecerem no campo em condições de continuar na atividade agrícola.

"Vemos muitas famílias que viram seus filhos trocarem as dificuldades do campo pelo conforto das cidades. Isso precisa mudar. Precisamos de políticas públicas para incentivar os jovens do campo a permarecerem na atividades", ressaltou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet