Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

'STAND-BY'

Alvo de críticas, cobrança de pedágio na segunda praça da MT-130 é adiada por enquanto

Foto: Assessoria

Pra de pedágio P1 na MT-130 - que está em funcionamento

Pra de pedágio P1 na MT-130 - que está em funcionamento

A cobrança de tarifas na segunda praça de pedágio (P2) na MT-130, entre os municípios de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) e Primavera do Leste (231 km ao Sul da Capital) foi adiada para o dia 19 de novembro, informa o governo de Mato Grosso.

Os motivos do adiamento temporário não fora informado. Porém, a assessoria ressaltou que a MT-130 - primeira rodovia nos moldes de concessão e que começou a ser operada no mês de outubro - passou a receber, desde então, os serviços de socorro mecânico, socorro médico, caminhão pipa, além do serviço de inspeção de tráfego 24 horas - que consiste na avaliação de anomalias na pista, retirada de objetos, animais, placas danificadas, entre outros.

Empresas de transporte de cargas querem baixar preço de pedágio em Mato Grosso
Setor produtivo do agronegócio cacula custo-benefício do pedágio na MT-130
Sitiantes reclamam da cobrança de pedágio na MT-130 e querem parceria

A cobrança de pedágio no trecho é criticada por empresas de transporte, sitiantes e chacareiros que usam o trecho diariamente. As transportadoras alegam que o valor de R$ 6.50 por eixo é muito caro, se levar em consideração as tarifas de outras praças de pedágio – que gira em torno de R$ 4.50.

Já os sitiantes e chacareiros que residem próximo a Rondonópolis, se queixam de ter que pagar a tarifa duas vezes – na ida e na volta – quando vão levar seus produtos para vender na cidade. Eles cobram a classe política do município para que interceda junto ao Estado, para buscar um meio de diminuir os custos, obtendo, por exemplo, uma espécie de “passe livre”.

e acordo com informações da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana de Mato Grosso (Setpu), o pedágio começou a ser cobrado no dia 15 de outubro. Quem opera o trecho em questão, que compreende 122 quilômetros, é a Morro da Mesa Concessionária, que venceu a licitação em 2009.

Ainda segundo a Setpu, desde que ganhou a concessão, a concessionária trabalha na implantação de terceira faixa, acostamento, sinalização, praças de pedágio, serviços de socorro mecânico, atendimento médico de emergência e sistemas de controle de peso que deverão ser totalmente implementados em um prazo de três anos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet