Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Economia

Lucro das exportações de açúcar para a Índia dobra em 2012

O lucro das exportações de açúcar para a índia praticamente dobrou de janeiro a setembro deste ano. Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as vendas resultaram U$$ 182,7 milhões. No mesmo período de 2011, a receita de importação do produto foi de U$$ 92,7 milhões.

Para o coordenador de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura, Luis Job, o setor produtivo é bastante irregular na Índia e a oferta de matéria-prima para produção de açúcar não é estável como no Brasil. “Embora a Índia seja o segundo maior produtor de açúcar do mundo, é comum que a produção oscile de forma significativa de uma safra para outra. Da mesma forma, as exportações e importações também mudam. Quando a safra é boa exportam e vice-versa”, explicou.

Ainda segundo Luis, outro fato que pode ter incentivado o aumento das importações de açúcar daquele país é a expectativa de queda de produção de 40% desta safra com relação à passada e a política interna de preços. “Atualmente, é remunerador para a Índia importar o açúcar bruto do Brasil e vender o produto refinado no mercado interno”, enfatizou

O diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Mapa, Eduardo Sampaio, lembra que a Índia é um tradicional importador do produto brasileiro. Em anos anteriores o resultado chegou a ser superior. “Em 2009, o país chegou a comprar U$$ 1,5 bilhão. Os números atuais são muito positivos. O cenário revela que vamos ter novamente uma exportação significativa para a índia”, frisou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet