Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Melhor desenvolvimento no canavial necessita de inovação

Para gerar condições mais favoráveis ao estabelecimento, desenvolvimento e longevidade dos canaviais, a Arysta LifeScience desenvolveu uma solução que reúne proteção e nutrição da planta, por meio do conceito ProNutiva Cana.

A solução tem como destaque o produto Biozyme, capaz de melhorar o arranque inicial do canavial, perfilhamentos, maior enraizamento e menores falhas no plantio, características fundamentais para alcançar melhor rendimento e produtividade na cultura da cana-de-açúcar.

Para demonstrar os benefícios de Biozyme na prática, foram realizados testes em dezenas de áreas nos canaviais da região dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Nesse cenário, a equipe da Arysta e os produtores acompanharam desde o plantio e estabelecimento da cultura até a colheita.

cid:image004.jpg@01CDB686.9A343CC0 Na figura 1. Área na região de São José do Rio Preto (SP), no plantio de inverno, podemos ver o melhor arranque inicial e uniforme que Biozyme proporcionou, oferecendo, desde o início, melhores condições de desenvolvimento ao canavial, e já minimizando os riscos de assoreamento do sulco de plantio.

cid:image006.jpg@01CDB686.9A343CC0 Na figura 2, de um canavial em Guaíra (SP) já com emergência finalizada e stand estabelecido foram avaliados perfilhamento e falhas no stand, que ocorrem naturalmente dentro do sistema de plantio da cana-de-açúcar.

Em parte da área foi utilizada somente a tecnologia tradicional de plantio, enquanto a outra parte adicionou Biozyme. Na avaliação das falhas nas linhas de cana-de-açúcar utilizando a metodologia desenvolvida no Instituto Açúcar e Álcool (IAA), houve uma significativa redução de falhas de plantio em 14% na área que utilizou Biozyme. De acordo com os parâmetros da metodologia e estimativa de produtividade, o resultado representa uma produtividade 5% maior na área com Biozyme já no primeiro corte, além de dar maiores condições para longevidade do canavial.

Resultante de toda base de implementação do canavial proporcionado pelo Biozyme, o aumento na produtividade foi frequente nas áreas. Um exemplo são as áreas implantadas em Castilho (SP) e Campo Florido (MG). Como podemos ver no gráfico abaixo, em Castilho o incremento da produtividade foi de 9,8%, e em Campo Florido de 13%, além de um visível melhor arranque da soqueira como podem ver na figura 3.

Atenta ao potencial deste segmento, a Arysta LifeScience lançou em 2009 o conceito Pronutiva®, um conjunto de soluções que protege e favorece o desenvolvimento das lavouras, integrando os produtos de proteção de plantas com as melhores especialidades em nutrição vegetal.

Entre os produtos que compõem a linha, destaque para o Biozyme, fertilizante foliar que acrescenta produtividade às culturas, utilizado em tratamento de sementes e aplicação foliar; além de Raizal, que promove desenvolvimento rápido e vigoroso das mudas; e K-tionic, que melhora a assimilação dos nutrientes de solo; além de Foltron, Humiplex e Pilatus.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet