Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Sorgo sacarino pode contribuir mais para produção do etanol

A cultura do sorgo sacarino tem despontado como alternativa para a produção de etanol quando da entressafra da cana-de-açúcar que é plantada com o mesmo objetivo. As pesquisa, e o trabalho de testes no campo vêm se desenvolvimento com muita segurança, o que pode oferecer ao agricultor informações precisas na hora de tomar a decisão de plantar ou não o sorgo com a finalidade de produzir álcool.

O pesquisador André May, que trabalha com sistema de produção de sorgo sacarino, relatou a experiência sobre sorgo sacarino, destacando quatro pontos: o sorgo sacarino não é igual à cana, mas complementar a ela; ele exige uma velocidade de resposta maior do que a cana quando se tem que tomar decisões; há necessidade de novos conhecimentos a respeito da cadeira produtiva; e o sorgo sacarino é uma cultura que responde bem aos investimentos, mas também é exigente para altas produtividades.

Entre os principais problemas enfrentados nesse projeto está, segundo André, o desconhecimento da cultura do sorgo sacarino, incluindo ponto de colheita, fertilização e arranjo de plantas; o despreparo das equipes operacional e gerencial; dificuldades para planejamento das operações; problemas para o controle de plantas daninhas; acamamento de até metade da área cultivada; e alto custo de transporte devido à baixa densidade de carga colhida.

Está aberta a possibilidade de expansão da cultura nas próximas safras. O ponto de partida é entender melhor o sorgo sacarino, tendo-o, sempre, como opção ao cultivo da cana para produção de etanol, nunca como substituto. A época em que ele rende mais também está clara, sendo a entressafra da cana a mais indicada, justamente quando as usinas costumam ficar ociosas. Acima de tudo, porém, o correto manejo da cultura pode proporcionar aumentos consideráveis de produção e de produtividade do sorgo sacarino, colocando-o como opção rentável ao produtor rural brasileiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet