Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Leilão de escoamento da produção de uva vende quase 20 mi/l de vinho

O primeiro leilão promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com recursos da Política de Garantia de Preços Mínimos da Agricultura Familiar (PGPM/AF), comercializou 19,8 milhões de litros de vinho, na quinta-feira (8). Promovida em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a iniciativa inédita garantiu o escoamento do derivado da uva e diminuiu os estoques acumulados nas últimas safras.

O montante vendido no primeiro leilão corresponde a 26,5 milhões de quilos de uva, sendo 15 milhões de uva vinífera e o restante, 11,5 milhões, de uva híbrida. A comercialização dos derivados da fruta foi definida em outubro, pela Portaria Interministerial nº 02, que autorizou o governo a realizar o Prêmio de Escoamento de Produto (PEP). A normativa foi assinada pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA); da Fazenda; do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG); e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e prevê o aporte de R$ 37,7 milhões para a realização dos leilões.

O PEP é um instrumento de apoio econômico dado pelo governo federal àqueles que se disponham a adquirir o produto indicado, diretamente do produtor rural ou cooperativa, pelo valor do preço mínimo fixado, promovendo o seu escoamento ou destinação na forma definida em edital. O prêmio é utilizado quando o preço de mercado de um produto está abaixo do preço mínimo fixado em lei.

Estratégia

“O MDA está iniciando uma estratégia de organização econômica na agricultura familiar para fazer com que os agricultores melhorem o acesso aos mercados e suas comercializações e, com isso, gerem mais renda. A PGPM já existia há bastante tempo no governo brasileiro, mas nunca havia tido uma ação específica para a agricultura familiar. Agora temos uma ação coordenada, onde poderemos fazer iniciativas, como este leilão, para outras culturas e atividades, sempre com o objetivo de sustentar e garantir preço para nossos agricultores familiares”, afirma o secretário-executivo do MDA, Laudemir André Muller.

O mosto (produto obtido a partir do esmagamento da uva) e o destilado de vinho (álcool vínico) também estarão na pauta do próximo leilão, previsto para o dia 13 de novembro. Na ocasião, será oferecido prêmio para o escoamento de mosto equivalente a cinco milhões de quilos de uva, e na de destilado de vinho o equivalente a 34 milhões de quilos de uva (aproximadamente 544 mil litros de destilado de vinho).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet