Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

MT-130

Empresas de transporte de cargas querem baixar preço de pedágio em Mato Grosso

Representantes do setor de transporte rodoviário de carga querem discutir com o governo do Estado o valor do pedágio na MT-130, no trecho que liga Rondonópolis ao entroncamento com a BR-070, em Primavera do Leste (200 km de Cuiabá). O preço praticado é de R$ 6,50 por eixo. Em outras praças de pedágio em Mato Grosso, o valor é de cerca de R$ 4.

Para iniciar o diálogo, o setor buscou contato com o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR). Em reunião nesta quinta-feira (01), o setor de transporte rodoviário de carga questionou o valor do pedágio e a forma como ele foi estabelecido, sem ouvir os representantes do setor.

“Queremos saber por que não fomos chamados para discutir os termos da concessão e nem os valores estipulados. Esse é o pedágio mais caro do Estado e não sabemos como se chegou a esse valor. Por isso pedimos a intervenção do deputado Mauro Savi, que tem sido nosso parceiro de primeira hora, pois não podemos ficar refém de uma decisão que afeta todo o setor”, afirmou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Mato Grosso (Sindmat), Eleus Vieira de Amorim.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana de Mato Grosso (Setpu), o pedágio começou a ser cobrado no dia 15 de outubro. Quem opera o trecho em questão, que compreende 122 quilômetros, é a Morro da Mesa Concessionária, que venceu a licitação em 2009.

Ainda segundo a Setpu, desde que ganhou a concessão, a concessionária trabalha na implantação de terceira faixa, acostamento, sinalização, praças de pedágio, serviços de socorro mecânico, atendimento médico de emergência e sistemas de controle de peso que deverão ser totalmente implementados em um prazo de três anos.

O deputado Mauro Savi afirmou que vai entrar em contato com o secretário Arnaldo Alves para agendar uma reunião com a categoria. “Esse setor é fundamental, pois todo o escoamento da nossa produção passa por ele e, consequentemente, toda a nossa economia. Então vamos sim buscar as informações necessárias junto a Setpu e tentar resolver essas questões de uma forma que atenda tanto a categoria quanto o governo do Estado”, afirmou o primeiro-secretário.

Além do Sindmat, participaram da reunião com o deputado o secretário do Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transporte Terrestre de Cuiabá (STETTCR) e representante da Fettremat, Olmir Justino Fêo. O dirigente ressaltou que outro assunto discutido com o parlamentar, é a necessidade de destinar parte dos recursos arrecadados na praça de pedágio para treinamento e qualificação dos motoristas.

As informações são da assessoria.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet