Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Geral

FICAFÉ 2012 é ‘vitrine’ para cafeicultura do norte pioneiro do Paraná

O maior evento da cafeicultura do Paraná acontece em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, nos dias 7, 8 e 9 de novembro. A quinta edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – FICAFÉ terá diversas atrações que visam a capacitação dos produtores, além da aproximação dos cafeicultores e compradores de cafés especiais e certificados de todo o mundo. A FICAFÉ é uma feira de negócios com o objetivo de tornar o norte pioneiro paranaense referência na produção de cafés de qualidade.

Segundo Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, a FICAFÉ foi idealizada para que produtores de cafés especiais possam ofertar e apresentar seus produtos ao mercado nacional e internacional. Ele destaca que a edição de 2012 será especial, já que, durante a abertura do evento, marcada para o dia 8 de novembro, às 9 horas, haverá o lançamento da Indicação Geográfica de Procedência (I.G.P.). Em maio de 2012, a Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) recebeu a certificação que garante a qualidade do café produzido na região.

A I.G.P. garante a origem, os processos de produção e algumas características sensoriais dos produtos de uma determinada região, conferindo-lhes destaque no mercado mundial. “É uma ferramenta coletiva de promoção e de comercialização dos produtos. É uma das mais importantes ações realizadas pelo Projeto Cafés Especiais, com a missão de transformar o Norte Pioneiro em uma região reconhecida como produtora de cafés de qualidade”, explica Odemir Capello.

Eventos técnicos

Um dos atrativos da FICAFÉ 2012 será a ampliação dos eventos técnicos. O primeiro dia da Feira será reservado para a realização do “I Simpósio de inovação e difusão tecnológica da cafeicultura do norte pioneiro do Paraná”, além de minicursos e exposição de painéis.

Nos dias 8 e 9 de novembro, acontecem palestras voltadas para o cenário da cafeicultura da região. Em pauta, temas como acesso a novos mercados, produção de cafés de qualidade, manejo integrado de pragas do cafeeiro, entre outros. “A geração de conhecimento é um diferencial da FICAFÉ. Nossa intenção é levar informações para produtores rurais, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e estudantes, com a intenção de capacitar todos os envolvidos na cadeia da cultura do café”, afirma Odemir Capello.

Para ele, o evento tem mudado os conceitos da produção cafeeira no norte do Paraná, pois incentiva os cafeicultores a valorizarem a qualidade do produto, a gestão empresarial das propriedades agrícolas e a inovação tecnológica. “O resultado é a produção de grãos com maior valor agregado, melhorando a rentabilidade do produtor.”

Rodadas de negócios

Durante a Rodada Internacional de Negócios, que acontece paralelamente à Rodada Nacional, compradores de diversos países terão a oportunidade de conhecer o processo produtivo do café do Norte Pioneiro e poderão fechar negócios durante o evento ou fazer contatos com os produtores para a realização de negócios futuros.

“É uma ótima oportunidade para mostrar para os compradores o potencial da região e estabelecer um relacionamento mais próximo entre os torrefadores e produtores de cafés especiais e certificados”, diz Odemir Capello.

Ele ressalta ainda que compradores que estiveram presentes em outras edições participarão da FICAFÉ 2012, o que demonstra a boa aceitação do produto e o interesse dos compradores internacionais nos cafés produzidos no Norte Pioneiro.

Degustações comentadas

A degustação comentada é mais um diferencial da FICAFÉ que valoriza os grãos da região e confere visibilidade aos produtos. Na ocasião, o Q-Grader peruano Oscar Gonzales, chefe do Controle de Qualidade Sustainable Harvest, vai degustar amostras de cafés especiais e certificados produzidos do Norte Pioneiro e comentar os atributos únicos dos grãos. A apresentação contará com tradução simultânea, para melhor compreensão dos visitantes estrangeiros.

Na opinião de Odemir Capello, a expectativa em torno da degustação comentada é atrair novos compradores nacionais e internacionais para a região.

Cup of Excellence

Pelo segundo ano consecutivo, a cerimônia de premiação do 13º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil - Cup of Excellence - Edição 2012 será durante a FICAFÉ. A entrega do prêmio será na noite de 9 de novembro e marca o encerramento do evento.

O concurso vai eleger o melhor produtor de cafés especiais do País e é promovido pela Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA, em inglês), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alliance for Coffee Excellence (ACE) e Agricoffee.

O Cup of Excellence é realizado no Brasil desde o ano 2000 e conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Concurso é uma das ações do Plano Internacional de Marketing para a Promoção dos Cafés Especiais Brasileiros propostas pela BSCA.

Realização

A FICAFÉ foi concebida pelo Sebrae/PR e pela Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) como uma ferramenta de marketing para evidenciar a produção de cafés especiais e certificados da região.

A FICAFÉ 2012 é uma realização do Sebrae/PR, ACENPP, Cooperativa de Cafés Especiais Certificados do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP), além do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet