Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Economia

Unilever antecipa meta de compra de óleo de palma sustentável

Gigante da indústria de cosméticos e alimentos, a Unilever deverá antecipar em três anos o seu consumo total de óleo de palma sustentável. Em entrevista à Dow Jones Newswires, o diretor de desenvolvimento da companhia, Jan Kees, afirmou que até o fim deste ano todas as compras da Unilever serão de óleo de palma certificados com o selo GreenPalm, endossado pela Mesa Redonda para a Palma Sustentável.

A Unilever é um dos maiores compradores de óleo de palma do mundo, dado o tamanho do seu mercado e variedade de produtos em que a matéria-prima é utilizada. Por ano, a companhia com sede na Holanda adquire entre 1,3 milhão a 1,4 milhão de toneladas.

De acordo com o executivo, a Unilever reduziu o seu consumo mundial de óleo de palma em sua linha de alimentos, mas aumentou nos demais segmentos da indústria onde atua, de modo que o seu consumo continua inalterado. Isso porque a companhia produz atualmente mais produtos com teores baixos de gordura, o que reduz a necessidade de óleo.

Assim como seus concorrentes, no entanto, a Unilever tem sido rastreada por organizações ambientalistas preocupadas com o desmatamento de florestas tropicais para a plantação de palmeiras. Indonésia e Malásia são os principais produtores mundiais de palma, e também onde os problemas com desmatamento são mais graves.

Além de perder área verde e biodiversidade, esses países contribuem com o aumento das emissões globais de gases de efeito estufa devido à derrubada de árvores.

A pressão da sociedade civil resultou no compromisso público da Nestlé, Tesco, Walmart e governos como o da Holanda de que até 2015 todas as suas compras de óleo de palma serão de origem sustentável (certificada). A Unilever também estava nesse bloco - até anunciar hoje a antecipação do seu compromisso.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet