Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Geral

Cabanhas Sammichele e Malu lançam o primeiro Feirão de Ovinos Dorper

Duas das mais tradicionais e importantes Cabanhas de desenvolvimento genético de ovinos das raças Dorper e White Dorper, a Sammichele e a Malu, anunciam o lançamento de uma nova modalidade de comercialização de animais: o Feirão Dorper.

No Feirão Dorper, produtores e interessados na produção de genética e de carne de cordeiros poderão adquirir, vender animais de meio sangue cruzados com as raças Dorper e White Dorper e obter informações necessárias para dar início, ou aprimorar seus criatórios.

O Feirão Dorper estará presente em cerca de dez pontos estratégicos do país cobrindo os principais pontos de produção de todo o território nacional. Com um investimento inicial de R$ 4 milhões, o Feirão irá vender animais de genética selecionada e adquirir todos os animais cruzados com as raças Dorper e White Dorper para oferecer aos criadores a opção de vender seus produtos a qualquer momento.

Como mais uma inovação nesse processo, o Feirão também estará lançando o primeiro site de venda de Ovinos Dorper e White Dorper para criadores de todo o Brasil. O evento de lançamento e o primeiro leilão acontecerão na Fazenda Santo Antônio, em Mirassolândia, interior paulista, no sábado, dia 10 de novembro.

Ao longo do dia, uma série de atividades estão previstas, como palestras sobre Manejo, Sanidade e Mercado, além de um almoço especial antes da inauguração dos trabalhos. Para Antônio Castilho, proprietário da Cabanha Sammichele e também presidente da ABCDorper, Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos Dorper e White Dorper, a raça vive um dos melhores momentos de sua história e o lançamento do Feirão reflete isto.

"Todos reconhecem que as raças Dorper e White Dorper são as que oferecem a melhor genética para se produzir carne de sabor diferenciado e acabamento na carcaça dentro das condições de alimentação e manejo regional, mas tinham e sofriam com a dificuldade de comercializar seus produtos acabados uma vez que existem poucos frigoríficos e pontos de comercialização de animais cruzados, desestimulando o produtor", afirma Castilho.

"A ideia do Feirão é para que o mesmo sirva de ponto de apoio ao produtor e com o site também oferecer a possibilidade de adquirir produtos à distância sem os custos e a necessidades de participar em leilões tradicionais. O site com animais das raças Dorper e White Dorper cobrem parte da necessidade de aquisição principalmente de machos confirmados de puro sangue, para os criadores de carne de cordeiro nobre e isso facilita ao produtor tanto na aquisição de seus animais como nas vendas de suas crias", comenta Paulo Franzine, proprietário da Cabanha Malu e sócio no empreendimento.

De acordo com Paulo, o sistema do site é diferente do que se tem no mercado, já que o interessado pode visualizar um animal específico por meio de câmeras nas baias.
"Se desejar ver mais detalhes, basta telefonar para o número que está no site e solicitar que o cabanheiro leve o animal para dentro do estúdio", explica.

Desta forma, o criador poderá ver as características que consagraram a raça mais de perto, em um ângulo de 360 graus. "Este formato de compra pretende revolucionar o mercado de ovinos, uma vez que os pequenos criadores poderão adquirir estes animais de elite por um preço acessível", finaliza Castilho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet