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Segunda-feira, 29 de abril de 2024

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ALERTA

Abiove aduz que fusão da ALL vai prejudicar transporte de soja e milho

Em nota divulgada na noite desta quinta-feira, a Rumo afirmou não entender a preocupação da Abiove, acrescentando que o objetivo da oferta é aumentar a capacidade de transporte atual da malha da ALL e proporcionar uma solução aos gargalos logísticos.

Foto: Ilustração

Receio da Abiove é que açúcar e etanol tenham preferência nos trilhos

Receio da Abiove é que açúcar e etanol tenham preferência nos trilhos

A incorporação da América Latina Logística S.A (ALL) com as empresas Rumo Logística e Cosan – ligadas à produção de açúcar e etanol – poderá prejudicar o transporte de grãos pela malha ferroviária da ALL, inclusive impactando o escoamento de soja e milho de Rondonópolis até o Porto de Santos.

A afirmação é da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), entidade representativa das empresas que processam e comercializam oleaginosas no Brasil. Aduz a Abiove que a fusão, que está em análise no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), poderá fazer com que a Rumo (braço de logística da Cosan) aumente o fluxo de açúcar e etanol nos trilhos, diminuindo o de grãos.

Em nota publicada pela Abiove nesta quinta-feira, a associação informa que ingressou, em 28 de fevereiro, com um pedido para participar como terceiro interessado no inquérito administrativo do Cade, que apura práticas comerciais abusivas das empresas em contratos de transporte com a concessionária ferroviária.

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Segundo a Abiove, o setor de óleos vegetais está profundamente preocupado com a proposta recém‐divulgada de combinar as atividades da ALL com a Rumo. “Essa concentração de poder em um importante usuário do sistema de transporte da ALL poderá resultar em estratégias empresariais que causem forte impacto negativo na competitividade do complexo soja, no nível de emprego setorial e na balança comercial brasileira”, atesta a nota.

O receio do setor é que, no território paulista, a malha da ALL passe a ter mais composições com produtos derivados da cana-de-açúcar. Um aumento de trens com açúcar e etanol impactaria a malha ferroviária, tirando espaço para o escoamento de grãos produzidos, principalmente, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Em 2014, há previsão de colheita de mais de 90 milhões de toneladas de soja, segundo dados Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). E o uso da malha da ALL é importante corredor de exportação da safra. Em 2013, por exemplo, foram escoados 42,8 milhões de toneladas de soja e 13,3 milhões de toneladas de farelo de soja, perfazendo US$ 29,6 bilhões, ou cerca de 12,8% das exportações totais brasileiras. Também foram vendidos ao exterior 26,6 milhões de toneladas de milho. Desse total, pelas estatísticas da Agência Nacional de Transportes Terrestres, até outubro, passaram pelos trilhos da ALL 9,2 milhões de toneladas de soja, 2,8 milhões de toneladas de farelo e 6,7 milhões de toneladas de milho.

“Ou seja, para atingir seus mercados internacionais, 22% das exportações de soja, 21% das vendas externas de farelo e 26% das de milho dependeram diretamente da ferrovia ALL, cujo controle está em fase de negociação”, diz a nota da Abiove.

Resposta

Em nota divulgada na noite desta quinta-feira, a Rumo afirmou não entender a preocupação da Abiove, acrescentando que o objetivo da oferta é aumentar a capacidade de transporte atual da malha da ALL e proporcionar uma solução aos gargalos logísticos.

"A Rumo esclarece que a proposta de associação feita à ALL só virá a melhorar o atendimento das demandas ferroviárias para todos os usuários das malhas sob concessão da ALL, principalmente o setor de grãos, que terá um grande incremento nos volumes transportados, pois toda a demanda hoje reprimida será atendida", afirmou a Rumo no comunicado.
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