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Segunda-feira, 29 de abril de 2024

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ROTA ALTERNATIVA

Busca da reeleição tende a fazer Dilma abraçar projetos para melhorar logística de Mato Grosso

Foto: Secom - MT

Busca da reeleição tende a fazer Dilma abraçar projetos para melhorar logística de Mato Grosso
A enxurrada de pedidos para melhoria da logística de transporte do Centro-Oeste, particularmente de Mato Grosso, levou a presidenta Dilma Rousseff (PT), após a visita a Lucas do Rio Verde, determinar tratamento prioritário aos projetos de que podem ser executados no medio e longo prazos. E um dos projetos que teria causado melhor impressão na presidenta, com aval da ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, partiu do deputado estadual José Geraldo Riva (PSD): a ferrovia Mato Grosso / Pará.

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Dilma conversou demoradamente com o governador Silval Barbosa (PMDB), senador Blairo Maggi (PR) e Riva, entre outros voaram ao seu lado, conforme apurou a reportagem do Agro Olhar. Silval e Maggi pediram a Dilma investimentos em logística. E Riva, idem.

E já é vista como uma das principais alternativas para o escoamento da produção, devendo resultar em melhorias na logística do país. “Sem dúvida, a presidenta Dilma gostou do projeto do deputado Riva e existe grande chance de serem iniciados, em breve, o estudo de viabilidade técnica”, reconheceu o deputado federal Eliene Lima (PSD).

Na passagem por Lucas do Rio Verde, na semana passada, Dilma ouviu dos produtores e das autoridades que a carência de infraestrutura, em especial a ausência de ferrovias, atravanca a competitividade dos produtos brasileiros.

“Mato Grosso tem potencial a ser explorado e com maior investimento em logística, proporciona retorno imediato. Em função disso, acredito no apoio do Governo Federal para a construção da linha ferroviária entre Mato Grosso e o Pará”, pontuou Riva.

“Eu não tenho dúvidas de que a presidente Dilma vai encampar a idéia da ferrovia MT/PA. Precisamos de logística para chegar aos portos, e assim o estado terá condições de competir com outros entes da federação que estão em condições privilegiadas, como São Paulo e Paraná”, argumentou Eliene Lima.

Autor da proposta, José Riva cita que essa competição tão esperada, só será possível se for concretizada a ferrovia de Mato Grosso com o Pará, que teria conexão com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), a partir de Água Boa e com a Ferrovia Norte-Sul, que tem ligação através de Marabá (PA).

Riva observa que, com a Ferronorte, a competitividade de mais de uma linha ferroviária melhoraria o preço do frete em todo o estado. Também devemos enfrentar a discussão sobre a hidrovia.

Como Mato Grosso contribui com aproximadamente um terço da balança comercial do país, Riva acredita que o Governo Federal precisa voltar às atenções e devolver em logística, o que o Estado produz. “O Governo Federal precisa ‘acordar’ para essa realidade e investir em Mato Grosso. Infelizmente, hoje o estado se coloca entre os últimos em repasses federais mesmo participando consideravelmente do superávit do Brasil como estado abastecedor”, criticou.

Mato Grosso acumula perdas de R$ 2,5 bilhões com a Lei Kandir, anualmente, segundo os cálculos do parlamentar em função da desoneração. Sobre o assunto, o deputado parabenizou os discursos dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waldir Teis e Valter Albano durante o julgamento das contas do Governo do Estado de 2012 nesta semana e destacou que ambos tiveram lucidez ao fazer a radiografia verdadeira do que acontece com Mato Grosso.
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