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Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Logística

Secretaria de Portos e Codesp identificam causas de excesso de caminhões

A Secretaria de Portos (SEP) e Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) identificaram os motivos que causaram lentidão no trânsito das vias de acesso ao Porto de Santos nesta terça, dia 18. O grande número de caminhões sem agendamento, ou fora da janela de horário, e um grande número de veículos direcionados para o Distrito Industrial da Alamoa (fora do Porto Organizado) motivaram os transtornos observados no trânsito da região.

Segundo o Diretor de diretor do Departamento de Sistemas de Informações Portuárias da SEP, Luis Claudio Santana Montenegro, o Porto de Santos tem capacidade para absorver todo o volume da safra.

– O problema é a desorganização verificada no fluxo de caminhões – garantiu Montenegro,

O diretor presidente da Codesp, Renato Barco, destacou que o fluxo de caminhões entre segunda, dia 17 e terça, dia 18, foi acima do normal.

– Conseguimos identificar caminhões não agendados ou que se adiantaram por cerca de dois dias – disse.

O presidente também lembrou que os veículos com destino ao distrito industrial da Alamoa, que não estão sujeitos ao agendamento por estarem fora da área do porto organizado, também contribuíram para a lentidão no trânsito: “o acesso dos caminhões na Alamoa colaborou com o movimento e levou fila para a Via Anchieta”.

Montenegro elogiou as prefeituras da região e disse esperar que sejam tomadas medidas para melhorar o tráfego na Baixada Santista.

– É um esforço amplo que envolve vários entes de governo, das três esferas, federal, estadual e municipal, com o propósito de organizar a chegada dos caminhões – disse o diretor.

Autuações

Segundo Montenegro, a orientação de Governo é punir quem achar que pode descumprir regra. Ele informou que os casos que trouxeram dificuldades serão verificados.

– Os relatórios serão analisados, e os terminais que descumpriam as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) serão punidos – disse.

Renato Barco disse estar confiante de que o agendamento será eficiente para a redução dos problemas de trânsito. Ele recordou que no segundo semestre de 2013, o Porto de Santos bateu recordes de movimentação sem grandes transtornos no tráfego.

– Tivemos problemas no ano passado no primeiro semestre, quando o Porto de Santos movimentou em média oito milhões de toneladas por mês; já em agosto foram quase onze milhões e meio de toneladas sem qualquer transtorno. É um processo de mudança cultural, que não acontece da noite para o dia e o Governo está trabalhando para que isto aconteça no menor tempo possível – completou.
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