Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Logística

RECURSO JULGADO

TCU libera edital de concessão de ferrovia entre MT e GO

O Tribunal de Contas da União acatou nesta quarta-feira (12) parcialmente o recurso apresentado pelo governo federal contra as determinações impostas para a publicação do edital de concessão para a construção de 883 quilômetros da ferrovia de integração do Centro-Oeste (Fico), entre Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá) e Campinorte (GO). Com isso, o governo poderá publicar o edital de concessão da ferrovia, desde que atenda às determinações do tribunal, que prevêem a revisão dos valores da obra.

Em dezembro de 2013, o TCU determinou algumas mudanças nos estudos de concessão da ferrovia, que poderiam diminuir o custo total do projeto de R$ 6,3 bilhões para R$ 4,6 bilhões. Mas o governo apresentou um recurso questionando as determinações e agora o TCU estabeleceu que os cálculos sejam refeitos pela própria agência nacional de transportes terrestres (ANTT), corrigindo os problemas.

O TCU deverá continuar monitorando e, em caso de descumprimento das recomendações, o processo de concessão pode ser paralisado. A presidente da República Dilma Rousseff disse que o governo esperava apenas a resposta do TCU para publicar o edital de construção da ferrovia. Segundo ela, a ferrovia dará alternativa de escoamento aos produtores, que poderão optar tanto pelos portos do Norte e Nordeste quanto pelos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet