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Sexta-feira, 26 de abril de 2024

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Rodovia que liga Cuiabá ao Nortão de MT está entre as dez piores do Brasil, segundo CNT

Conforme o levantamento, a ligação entre a capital e o Nortão de Mato Grosso está na 105ª posição nacional, entre as 109 vias pesquisadas.

Foto: Reprodução

Trecho da MT-320 em 2011 cheio de buracos entre BR-163 e Colíder: reparos foram feitos em 2012

Trecho da MT-320 em 2011 cheio de buracos entre BR-163 e Colíder: reparos foram feitos em 2012

O trecho de mais de 800 quilômetros de rodovia federal e estadual que liga Cuiabá a Alta Floresta (823 km da capital) está entre as dez piores do país, segundo a 16ª Pesquisa CNT de Rodovias, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). A classificação da via é ruim, segundo os dados apurados.

Conforme o levantamento, a ligação entre a capital e o Nortão de Mato Grosso está na 105ª posição nacional, entre as 109 vias pesquisadas. Compreendem este trecho, a BR-163/364 entre Cuiabá e o Posto Gil, em Diamantino, a BR-163 entre o Gil e Nova Santa Helena, e a MT-320, entre Nova Santa Helena a Alta Floresta.

Entre as rodovias pesquisadas, o trecho mato-grossense só não é pior que as ligações entre Rio Verde (GO) e Iporá (GO), Natividade (TO) e Barreiras (BA), Belém (PA) e Guaraí (TO) e, Brasília (DF) e Palmas (TO).

Outros trechos em Mato Grosso também aparecem na pesquisa da CNT. A BR-070, entre Cuiabá e Barra do Garças, está na 93º posição nacional, classificada como regular. A via federal entre Cuiabá e a divisa com Rondônia também é considerada regular, na 91ª posição.

Já a BR-163, entre Rondonópolis e a divisa com Mato Grosso do Sul está no patamar considerado “bom”, na 51ª posição.

A pesquisa levou em conta as rodovias – estaduais ou federais - pavimentadas, com grande importância socioeconômica e volume significativo de veículos de carga e/ou de passageiros, interligando territórios de uma ou mais unidades da Federação.

Foram pesquisados 95.707 km durante 37 dias, entre 25 de junho e 31 de julho. Os pesquisadores avaliaram aspectos do pavimento, da sinalização e da geometria da via, o que permite a classificação qualitativa dos trechos. Os resultados são apresentados por tipo de gestão (pública ou concedida), por tipo de rodovia (federais ou estaduais), por região e por unidade da Federação.

As dez melhores rodovias do país estão todas dentro do Estado de São Paulo e a maioria é terceirizada, com cobrança de pedágio para manutenção:

1ª - São Paulo SP - Limeira SP
2ª - Itaí SP - Espírito Santo do Turvo SP
3ª - Bauru SP - Itirapina SP
4ª - Barretos SP - Bueno de Andrade SP
5ª - Ribeirão Preto SP - Borborema SP
6ª - Limeira SP - S.José do Rio Preto SP
7ª - São Paulo SP - Uberaba MG
8ª - Rio Claro SP - Itapetininga SP
9ª - Catanduva SP - Taquaritinga SP - Ribeirão Preto SP
10ª - São Paulo SP - Taubaté SP

Veja os resultados na íntegra clicando aqui:

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