Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

EM SINOP

Ministra Gleisi Hoffmann faz lançamento oficial do plantio da safra de soja em Mato Grosso

A visita da ministra Gleisi dá musculatura ao evento que está sendo realizado nesta quarta e quinta-feira, na “Capital do Nortão”. Produtores rurais, estudantes, empresários participam de debates e workshops sobre os principais desafios tecnológicos relacionados ao agronegócio

Foto: Reprodução

A visita da ministra Gleisi dá musculatura ao evento que está sendo realizado nesta quarta e quinta-feira em Sinop

A visita da ministra Gleisi dá musculatura ao evento que está sendo realizado nesta quarta e quinta-feira em Sinop

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, dará a “largada oficial” do plantio da safra de soja 2013/14 em Mato Grosso, nesta quinta-feira à tarde, no centro de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Sinop, durante a segunda edição do Projeto Soja Brasil.


Será a segunda visita de ministro em Sinop, em um período de uma semana, para participar de eventos ligados ao agronegócio. Na última quinta-feira (19), o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, participou do Fórum Brasil Central do Agronegócio, realizado no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

A visita da ministra Gleisi dá musculatura ao evento que está sendo realizado nesta quarta e quinta-feira, na “Capital do Nortão”. Produtores rurais, estudantes, empresários participam de debates e workshops sobre os principais desafios tecnológicos relacionados ao agronegócio: produtividade, expansão da soja em áreas de pastagem e o combate a novas pragas e doenças.

‘Nos respiramos Mato Grosso’, diz diretor geral do Dnit sobre logística
Ministro da Agricultura afirma que está articulando mais dinheiro para leilões de milho

A área plantada com soja no Estado deve chegar a 8,28 milhões de hectares, um incremento de 4,9% em comparação a safra passada, quando foram cultivados 7,89 milhões de hectares com a oleaginosa. Se o clima colaborar, os mato-grossenses podem colher até 25,28 milhões de toneladas, superando os 23,59 milhões da safra 2012/13.

As chuvas no Estado ainda são bastante irregulares, mas os produtores que foram beneficiados pelas precipitações da semana passada no médio-norte mato-grossense, aproveitaram a umidade do solo para colocar as primeiras sementes da safra 2013/14. “A umidade ainda não é ideal, mas em algumas áreas já é suficiente para as sementes germinarem”, afirma o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Leonildo Bares.

Bares, por outro lado, prefere aguardar maiores volumes de chuva para iniciar o plantio em sua lavoura estimada em 750 hectares. “Se plantar e as sementes germinarem mal posso ter problemas depois. Choveu na semana passada, mas foi pouco. Se tudo correr bem vou colocar as máquinas para trabalhar a partir do dia 25 de setembro”, diz o agricultor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet