Olhar Agro & Negócios

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Economia

Demanda das empresas por crédito cai 17% em setembro, diz Serasa

O número de empresas que buscaram crédito em setembro diminuiu 17% na comparação com agosto e cedeu 15% ante o mesmo período do ano passado, conforme informou nesta quinta-feira a Serasa Experian.

No acumulado do ano, a demanda das empresas por crédito registrou queda de 3% ante o mesmo período de 2011.

De acordo com a Serasa, a demanda foi afetada pelo efeito calendário. Setembro contou com apenas 19 dias úteis, menor número para o mês desde 2007.

Ajustada pela quantidade de dias úteis, a média diária da demanda das empresas por crédito foi 0,5% superior à de agosto, mês que contou com 23 dias úteis. Para a Serasa, esse resultado pela média diária reflete a trajetória de gradual recuperação da atividade econômica. A tendência, diz, deverá prevalecer nos próximos meses.

O maior recuo na demanda das empresas por crédito em setembro ocorreu entre as micro e pequenas empresas (-17,9% ante agosto). Nas médias empresas a redução foi bem menor: de 2,5%. Entre as grandes empresas houve aumento de 0,2%.

No acumulado do ano as grandes empresas estão na liderança da busca por crédito: alta de 15,2% de janeiro a setembro de 2012 frente ao mesmo período de 2011. Nas médias empresas a alta foi de 12,1%; nas micro e pequenas empresas constatou-se recuo de 3,9% na demanda.

Análise por setor

A busca de crédito pelas empresas comerciais caiu 14,6% entre agosto e setembro, cedeu 14,8% entre as indústrias e recuou 20,1% entre as de serviços.

No acumulado de janeiro a setembro de 2012, o melhor resultado encontra-se nas empresas de serviços, com queda de apenas 1,2% frente aos primeiros nove meses de 2011. Nas empresas industriais, a queda é de 3,1% e, nas empresas comerciais, recuo de 4,6%.

A pesquisa da Serasa Experian é feita a partir de uma amostra de cerca de 1,2 milhão de CNPJs, consultados mensalmente na base de dados da empresa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet