Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Área plantada com milho deve cair 15,4% em 2012/13 no Brasil

A área plantada com milho na safra de verão 2012/13 deverá recuar 15,4% no Brasil, para 5,012 milhões de hectares, de acordo com levantamento divulgado hoje pela Safras & Mercado. A contar com uma produtividade de 5,54 mil quilos por hectare, a produção no Centro-Sul do país deve somar 27,801 milhões de toneladas, 1,1% menos que na estimativa inicial da consultoria e também uma queda de 3,7% ante o ano passado.

Para a segunda safra do grão, a Safras & Mercado indica um recuo de 9,3% na área cultivada, que totalizaria 6,313 milhões de hectares. Com um rendimento estimado em 5,41 mil quilos por hectare, a produção chegaria a 34,157 milhões de toneladas, ligeiro avanço de 0,53% em relação à previsão anterior, mas 9,2% a menos que no ciclo 2011/12.

Se somada a produção esperada de 5,939 milhões de toneladas para as regiões Norte e Nordeste, a safra brasileira deverá ficar em 67,895 milhões de toneladas, diminuição de 6,14% frente ao ciclo anterior. A área total deverá ser de 13,18 milhões de hectares, queda de 11,1%.

Segundo o analista da Safras & Mercado, Paulo Molinari, os produtores estão condicionados a plantar uma safra maior de soja, em detrimento do milho. "Mesmo com os ótimos patamares de preços registrados neste ano, a competição com a soja nos negócios de safra nova promove um corte importante de área a ser plantada", disse, em nota.

Este é o segundo ano em que a safra de milho é semeada mais tardiamente no Brasil. Além disso, os plantios mais precoces no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina foram atingidos pela geada tardia de setembro. "Parte das lavouras que seriam colhidas mais precocemente em fevereiro terão que ser replantadas. Muitas apresentaram poucos danos, mas o frio certamente atrasou o ciclo de desenvolvimento da planta e se tivermos um período de verão chuvoso, como é característica do El Niño, esta colheita poderá atrasar um pouco mais", completa Molinari.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet