Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Algodão

Comitiva de Mato Grosso vai a reunião internacional sobre cotonicultura na Suíça

06 Out 2012 - 15:39

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Divulgação

Comitiva de Mato Grosso vai a reunião internacional sobre cotonicultura na Suíça
A Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA) irá representar a cotonicultura do Estado durante a 71ª reunião plenária do International Cotton Advisory Committee (ICAC), que terá início neste domingo (7) em Interlaken, na Suíça.

O diretor executivo da AMPA, Décio Tocantins, irá participar do encontro, ao lado do gestor de sustentabilidade da entidade, Denilson Galbero, e do produtor João Luiz Ribas Pessa, membro do Conselho Consultivo da associação.
O Brasil estará representado no evento pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Sérgio De Marco, ex-presidente da AMPA.

Sávio Pereira e José Maria dos Anjos, ambos da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), integram a comitiva brasileira.

O ICAC é uma associação governamental composta por membros de 41 países de todos os continentes, que tem a missão de prover informações e sugestões para solução de problemas, servir de elo entre a cadeia produtiva, comercial e o consumidor final.

Também objetiva auxiliar os governos das nações produtoras na elaboração de políticas econômicas para o setor da cotonicultura, visando estimular uma economia mundial mais saudável no que concerne ao algodão.

ICAC e Sustentabilidade

Até o final da próxima semana, as delegações dos países membros assistirão a palestras cujo tema central é a sustentabilidade da cadeia do algodão. Abordando de que maneira se aplica o conceito da sustentabilidade nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, entre produtores e consumidores.

As discussões também abordam o papel da indústria, do comércio varejista e de outros setores quanto à responsabilidade da cadeia algodoeira e como preparar a indústria para os desafios deste século.

O ICAC foi criado em 1939 e, no início, apenas países produtores de algodão (como o Brasil, Egito, França, Índia, Sudão e EUA) eram aceitos como membros da entidade.

A partir da quarta reunião plenária, ficou decidido que as nações envolvidas na exportação e importação do algodão também poderiam fazer parte do Comitê.

A sede da entidade continua sendo Washington, D.C. Desde 2000, os produtores brasileiros têm participado ativamente das reuniões anuais do ICAC, que, a cada ano, têm como sede um dos países membros. Com informações da AMPA e ABRAPA.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet