Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Senar realiza os dois últimos módulos do programa Sucessão Familiar

Os 34 participantes do Programa Sucessão Familiar estarão em Cuiabá nessa quinta e sexta-feira (04 e 05.010) para o 5º e 6º módulos do treinamento. O programa foi idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato) e realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar) com apoio da Universidade de São Paulo, por meio da Fundação Instituto Administração (USP/FIA), com objetivo de planejar o desenvolvimento de herdeiros, sócios e gestores para lidar com os desafios da longevidade das empresas rurais familiar.

O 5º módulo trata do Planejamento Tributário Contábil, com Ricardo Velloso. Amanhã e sábado o professor Uriel Rotta aborda o tema Finanças. Nesses módulos serão discutidos assuntos como Planejamento tributário, Regimes contábeis, Gestão contábil da atividade agrícola e “Pejotação” da atividade rural.

Com estes encontros o programa chega a carga horária de 64 horas. As aulas começaram dia 24 de agosto. Segundo a responsável pelo programa, a supervisora do Senar, Juliana Mardegan, o programa não teve evasão e a participação dos produtores superou as expectativas dos organizadores. "No início planejamos atender 30 pessoas, mas devido a procura precisamos ampliar o número de vagas para 34 e todos os participantes conseguiram concluir a capacitação", revela.

Para a responsável pelo programa a parceria com a USP/FIA é um dos motivos de 100% de participação dos proprietários rurais. "São mais do que palestrantes, são consultores experientes que pensam na propriedade como empresa rural e que atendem de fato a necessidade dos produtores", avalia.

Os participantes não tiveram custo com o Sucessão Familiar e vieram de várias regiões do estado para ver o conteúdo que foi dividido em seis módulos: A Família Empresária e os Desafios da Sucessão; Governança da Empresa Familiar: Desafios da Estrutura Societária e Gestão do Negócio; Desafio da Gestão Financeira em Empresas Familiares; Estratégia em Empresas Familiares; Direito Societário na Empresa Familiar Rural; Planejamento Tributário Contábil e Finanças.

O sucesso do programa garante a realização de novas edições em 2013. "Uma nova turma deve ocorrer no mês de abril e temos certeza que o sucesso será repetido, já que muitos dos participantes afirmam que tem interesse de que outros familiares participem do programa", explica Juliana.

Interessados nas novas turmas podem buscar informações na Famato pelo telefone 3928-4451 ou no Senar pelo telefone 3928-5825. O site do Sistema Famato é www.sistemafamato.org.br. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet