Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Produtores realizam 10º Festival do Caju em Chapada dos Guimarães

A Associação de Pequenos Produtores Rurais do distrito do Rio da Casca, (38 km de Chapada dos Guimarães) realizou durante cinco dias (25 a 30.09), o 10º Festival do Caju. O evento conhecido como Cascaju, teve a parceria da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães.

Com objetivo de divulgar e fomentar a tradição da comunidade na fabricação de doces, pães e outros com a fruta do caju, participaram do evento mais de 80 pessoas, entre alunos da Escola Municipal Rio da Casca, moradores e produtores rurais. Os participantes tiveram a oportunidade de conferir a palestra sobre o cultivo de plantas frutíferas, proferida pelo engenheiro agrônomo da Empaer, Reginaldo Bosco Gomes.

A extensionista social da Empaer, Deusimar Muniz, explica que foram cinco dias de várias atividades entre oficina de desidratação de frutas, gincanas culturais, esportivas e recreativas, concurso de miss e baile. Segundo Deusimar, a oficina de desidratação de frutas, coordenada pela pesquisadora da Empaer Maria Elianai, apresentou dois tipos de desidratadores de frutas, sendo um solar e outro elétrico. Foi mostrado aos participantes que a desidratação é definida como secagem pelo calor produzido artificialmente, sob condições de temperatura, umidade e corrente de ar, cuidadosamente controladas retirando a água das frutas.

Mais de 20 famílias, da comunidade Rio da Casca, utilizam o fruto do caju como fonte de renda, seja para fabricação de doces, salgados, pães e outros. De acordo com extensionista social da Empaer, Deusimar, a comunidade utiliza uma área de 2 hectares com o plantio da fruta. “O festival este ano contou com a participação dos estudantes, que estão aprendendo sobre os costumes e tradição e fonte de renda de seus familiares. Nos próximos anos, eles que irão produzir pela comunidade”, esclareceu.

O 10° Festival do Caju encerrou a festa com o baile de confraternização e eleição da miss Cascaju, que teve como vencedora a estudante do 9º ano, Michele Moreira e a princesa eleita foi a estudante do 2º ano, Aneline, que receberam a premiação da secretária de Assistência Social, Roseli Mascarroz Belfort.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet