Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

por uso proibido

Bovinos serão abatidos em MT por terem sido alimentados com cama de aviário

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou que serão abatidos 27 bovinos em Mato Grosso por terem se alimentado com a chamada cama de aviário, composta de restos de ração, penas, cascas de arroz e fezes de aves que forram o chão das granjas, e cujo uso é proibido pelo órgão oficial. Ainda não foram divulgados os municípios que serão atingidos pela medida, nem os riscos de uma eventual contaminação dos rebanhos.

Segundo a Agência Brasil, a utilização da alimentação proibida para bovinos foi detectada em fiscalização e exames feitos pela Defesa Agropecuária, que determinou o abate dos animais que tiveram contato com o produto. O procedimento, de acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, Enio Marques, faz parte de exigências internacionais.

“É uma forma de proteger o rebanho da possibilidade de doenças transmitidas por alimentos contaminados”, explicou Marques, por meio de nota. Esse tipo de alimentação é proibido para evitar o risco de contaminação do gado com a doença da vaca louca - encefalopatia espongiforme bovina (EEB).

Atualmente classificado como região de risco insignificante em relação à doença, status concedido em maio passado pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês), o Brasil mantém, de acordo com o Mapa, ações permanentes de prevenção. Um dos alvos principais da fiscalização é o monitoramento do uso de proteína animal na alimentação de ruminantes.

Newcastle
Enquanto isto, uma comitiva americana está no Brasil para avaliar o reconhecimento do País como livre da doença de Newcastle. O grupo está visitando os Estados de Rondônia, Goiás, Bahia, Paraná, São Paulo e o Distrito Federal, entre os dias 1º e 11 de outubro. Representantes do Ministério acompanham as inspeções nas unidades nos Estados. Ontem (3.10), a comitiva está visitando o município de Rio Verde (GO).

A programação prevê visitas em granjas avícolas, laboratórios, frigoríficos e escritórios do serviço veterinário oficial para saber como funciona o sistema de vigilância brasileira para a doença. Recentemente, os Estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul foram reconhecidos livres da doença de Newcastle pelo Chile.

A doença de Newcastle é uma patologia altamente contagiosa que afeta aves, domésticas e selvagens. Os seus efeitos são mais notavelmente sentidos em aviários pelo seu grande potencial epidêmico e por levar a grandes perdas econômicas. A doença é endêmica em vários países.

Atualizada e corrigida às 11h22
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet