Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Soja

Produtor arrisca plantio nas primeiras chuvas na expectativa de boa 2ª safra

03 Out 2012 - 17:30

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Produtor arrisca plantio nas primeiras chuvas na expectativa de boa 2ª safra
Já é permitido o plantio da safra 2012/2013 de soja em Mato Grosso desde o dia 15 de setembro, quando foi encerrado o vazio sanitário. No entanto, os produtores aguardam as chuvas para começar a plantar. Alguns se arriscam e colocam as máquinas em campo mesmo com a instabilidade do tempo, o mais cedo possível, com objetivo de garantir uma boa segunda safra de milho e algodão.

Foi o que aconteceu na Fazenda São João Batista, em Campo Verde. O gerente da propriedade, Alexandre Bueno, conta que lá o plantio da soja teve início no dia 18 de setembro. Os 1.580 hectares de lavoura devem ser totalmente plantados até a próxima semana.

Área de soja precoce vai aumentar em MT e deverá corresponder a 40% do total

“As chuvas não estão estabilizadas ainda. Plantar nessa época não é o ideal, tem riscos, sim, mas o produtor vive de riscos”, afirma Alexandre, explicando que a produtividade da soja seria um pouco maior se plantada em meados de outubro, quando provavelmente deverá haver uma constância maior de chuvas.

Mas, perder um pouco de lado significa ganhar muito de outro. As variedades plantadas do grão são de ciclo precoce, de 105 dias, em toda a área da fazenda. Quando o grão for colhido, logo no comecinho de 2013, haverá tempo para uma safra cheia de milho e de algodão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet