Olhar Agro & Negócios

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Geral

ARAGUAIA

Incra cria novo assentamento para 300 famílias de Suiá MIssú com lotes de um hectare cada

Foto: José Medeiros

Incra cria novo assentamento para 300 famílias de Suiá MIssú com lotes de um hectare cada
Um novo assentamento está à disposição das famílias que estão sendo retiradas da demarcação indígena Xavante Marãiwatsédé, que abrange parte do município de Alto Boa Vista, na região nordeste de Mato Grosso.

Foi divulgado pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), por meio do Diário Oficial da União, o assentamento Vida Nova, com capacidade para 300 famílias. Cada lote terá um hectare de extensão. 

A área será destinada às famílias residentes na área urbana do distrito de Estrela do Araguaia, foco de resistência à operação de desintrusão realizada pela Força Nacional de Segurança (FNS) e Polícia Federal (PF), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e suporte do Exército.

Em entrevista ao Globo, o coordenador geral dos Movimento do Campo e Território da Secretaria de Articulação Social, Nilton Tubino, afirmou que as terras foram reservadas para as famílias que ficaram de fora do perfil de reforma agrária, as únicas que até então tinham um destino assegurado pelo governo.

A estimativa é de que cerca de 50 fazendas já tenham sido visitadas pelas forças policiais e por oficiais de justiça que cumprem a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de retirar todos os não-índios da área.

Os produtores, no entanto, reafirmam a posição de resistir à ordem de despejo. Alguns dos fazendeiros alegam ‘vão voltar’ quando retirados das terras. Mas o foco de maior resistência tem sido a região urbana, na qual moradores têm feito vigília nas rodovias que dão acesso ao local e prometem enfrentar as forças policiais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet