Olhar Agro & Negócios

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Geral

Governo transfere propriedades da Corlac à Agricoop

O governador Tarso Genro assinou nessa quarta-feira (19), no Palácio Piratini, acordo que prevê a transferência de cinco unidades da Companhia Riograndense de Laticínios e Correlatos (Corlac) para a Cooperativa Central Agrofamiliar (Agricoop) e uma cessão de uso para o município de Taquara. A Corlac foi extinta pelo Governo do Estado através da Lei 10.000/93 e sucedida pela Central de Cooperativas de Laticínios e Correlatos (Coorlac).

O governador confirmou a transferência das unidades para a Agricoop e a cessão de uso da unidade de Taquara ao município, por 20 anos. "É significativo que tenhamos conseguido realizar esse desfecho, que poderá servir de exemplo para todos os estados que tenham empresas estatais na mesma situação". Constituída por 20 cooperativas, a Corlac reunia 14 produtores e seis ex-funcionários da empresa estatal. Há 20 anos, por diversos problemas burocráticos, disputas judiciais acabaram dificultando o trabalho das cooperativas.

Segundo o governador, muitas empresas públicas foram privatizadas e entregues a grandes cooperações financeiras. "Aqui nos pegamos uma empresa estatal que estava cheia de problemas e revertemos seus patrimônios aos seus destinatários, ou seja, não houve efetivamente uma privatização, ela se tornou uma empresa pública não estatal". Tarso ainda destacou que a sociedade será beneficiada com um serviço adequado.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, explicou o trabalho desenvolvido pelas secretarias e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que esse processo chegasse ao fim. "É um sinal do governo da parceria com as cooperativas, que libera um patrimônio público que hoje é praticamente inútil na mão do Estado para que ela possa produzir e ajudar a organizar a vida econômica da agricultura familiar do Estado".

Para a secretária de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Stela Farias, o resultado conquistado foi graças à vontade política do governo que montou uma força-tarefa para resolver um problema que se arrastava há anos. "Mais do que a simples passagem de uma área do Estado para a Cooperativa e ao município, o que estamos fazendo é devolver a possibilidade de crescimento e desenvolvimento econômico local e regional".

O presidente da Agricoop, Mario Farina, afirmou que o acordo significa um avanço importante e possibilitará reinvestir nos meios de produção e garantir o escoamento da produção aos produtores associados. "O objetivo é estruturar um espaço físico permanente para armazenar e comercializar , agregando valor e oferecer mais qualidade de vida aos agricultores familiares".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet