Olhar Agro & Negócios

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Geral

Terminal de líquidos tem capacidade ampliada em Alto Taquari

Terminal de Líquidos em Alto Taquari, a 479 km de Cuiabá, duplicará capacidade de recebimento de vagões de Base, garantindo o atendimento da demanda de combustíveis da região durante na safra de 2013 pelo modal ferroviário. O Terminal Rodoferroviário do município de passou por obras de ampliação no Terminal de Combustíveis da Petrobras em dezembro. O investimento foi feito pelo cliente da América Latina Logística (ALL).

As obras incluem ampliação de 600 metros de linha, alteração da posição dos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs), aumento do número de pontos de descarga e instalação de um carpuller, equipamento para movimentação dos vagões. Com isso, será possível a redução de custos operacionais e melhorar o giro na descarga em 50%. A previsão de conclusão de toda obra é maio de 2013.

“As mudanças vão agilizar o giro dos vagões em Alto Taquari, garantindo um melhor nível de serviço e uma menor alocação de frota, que será utilizada para atender as bases de Bauru (SP) e Rio Preto (SP) das distribuidoras. E o mais importante, estaremos prontos para atender 100% da demanda em Alto Taquari na próxima safra”, disse o especialista de Pátios da ALL, Gesner Camargo.

Desde 2006, a ALL é responsável pela operação ferroviária do complexo multimodal de Alto Taquari, onde, além dos terminais de combustíveis, conta com um terminal de granéis e fertilizantes, e outro de containers.

Operações de combustíveis - Desde 2001, Alto Taquari recebe gasolina e óleo diesel com origem na Refinaria de Paulínia, atualmente maior em operação no Brasil, localizada no interior de São Paulo. De Alto Taquari, parte o etanol produzido em Mato Grosso e Goiás rumo ao estado de São Paulo. Anualmente, são transportados aproximadamente 2 bilhões de litros de combustível nas bases de Alto Taquari. “Para o mercado de combustível temos vários projetos que incluem a criação de terminais em Rondonópolis, início do transporte do biodiesel de Mato Grosso para o mercado de São Paulo e ampliações de bases no interior paulista. Também estamos nos detalhes finais de projetos envolvendo importação e exportação de combustíveis via Porto de Paranaguá, no Paraná”, concluiu o gerente de Líquidos da ALL, Luís Gustavo Vitti.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet