Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Geral

PECUÁRIA DE CORTE

MT está integrado à Plataforma de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura

Dono do maior rebanho bovino do Brasil com cerca de 29 milhões de cabeças, o Estado de Mato Grosso começa a integrar, a partir de agora, o banco de dados do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), chamado de Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA).

Criado no inicio de 2012, a ferramenta unifica os dados sobre o trânsito de gado no país e integra diversos mecanismos de controle, inclusive o sanitário. A plataforma permite maior agilidade e controle sobre a movimentação dos rebanhos, evitando a duplicidade de informações. Durante cerca de 30 dias técnicos do Instituto de defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), trabalharam para migrar os dados para a PGA.

Mato Grosso passa a ser um dos primeiros estados da federação a ter um acompanhamento em tempo real da sanidade do rebanho, afirmou o presidente do Indea Jurandir Taborda Ribas. “Antes o processo era burocrático e demorava muito para compilarmos os dados, o que dificultava a informação sobre o controle sanitário. Agora com esse sistema o produtor, o Mapa e o estado podem fazer esse acompanhamento on-line”.

“Essa também foi uma missão que o governador Silval Barbosa nos passou assim que assumimos o órgão em maio desse ano, pois existia uma cobrança muito grande da classe produtora” afirmou Ribas.

“A plataforma dará uma agilidade muito maior na emissão da Guia de Transporte Animal (GTA), e acesso instantâneo as informações do rebanho, então é uma ferramenta extremamente importante para os produtores de Mato Grosso”, afirmou o superintende da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet