Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Geral

Ferrugem asiática e lagarta preocupam sojicultores

As lavouras comerciais de soja já apresentam 17 casos relatados de ferrugem neste ano, segundo diagnóstico do Consórcio Antiferrugem. Os produtores estão preocupados porque este número é normalmente alcançado apenas no início do ano, nas fases finais de desenvolvimento das lavouras. No ano passado, os primeiros 12 casos de ferrugem apareceram apenas em janeiro.

A ferrugem é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e compromete a produtividade das plantas. “Quando só fazemos a prevenção, são necessárias duas ou três aplicações de fungicidas. Mas, quando os casos são efetivos, é preciso quatro ou cinco, ou até mais, em um curto espaço de tempo”, afirma o presidente do Sindicato Rural de Sinop, em Mato Grosso, Leonildo Bares. Desse modo, os custos de produção podem ser pressionados neste ano.

Em Mato Grosso, maior produtor de soja do país, nove casos foram estão confirmados em lavouras comerciais, além daqueles observados na chamada soja guaxa (plantas que crescem fora das porteiras).

O custo para proteção das lavouras é considerado alto pelos produtores. Cada aplicação de agrotóxico no Estado equivale a uma saca de soja por hectare. “Ainda é cedo para calcular perdas na produtividade, mas já estamos em estado de alerta”, diz Bares. O problema é que, conforme as plantas crescem, mais difícil é o fungicida atingir a parte baixa das plantas, o que dificulta o controle. Por isso é preciso esperar o crescimento das lavouras para medir as consequências.

Além da ferrugem, os produtores de Mato Grosso estão bastante preocupados com a alta incidência da “lagarta de maçã” nas plantações de soja. “Essas lagartas ficavam apenas nas lavouras de algodão, mas criaram resistência aos agrotóxicos e migraram para a soja, onde é muito mais difícil combatê-las”, diz Bares.

“Estou assustado com o que estamos vendo nas lavouras e acho que, no futuro, a lagarta será muito mais problemática para os sojicultores que a ferrugem”, diz Bares. O custo para o combate à lagarta é de meia saca por hectare ou cerca de US$ 15 por hectare.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet