Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Geral

NEGÓCIOS

Fundo compra 200 milhões de ações e fica com 5.74% do capital social da Vanguarda

Foto: Reprodução

Sede do Grupo Vanguarda em Nova Mutum

Sede do Grupo Vanguarda em Nova Mutum

O fundo de investimentos ADMIX FIP, ferido pela Gávea Investimentos, firmou contratos de subscrição de 200 milhões de novas ações (por meio de direito de preferência) da companhia Vanguarda Agro (V-Agro) – cujo maior acionista é o ex-deputado e prefeito eleito de Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá), Otaviano Pivetta (PDT).

Com a aquisição, a Gávea ficará com 5.74% do capital social da Vanguarda Agro após a homologação do aumento de capital, informa comunicado enviado aos acionistas da companhia. A Gávea também manifestará interesse, no boletim de subscrição, de abocanhar até 300 milhões de ações, chegando à participação de 8.60% do capital social da Vanguarda Agro.

A fatia adquirida pela Gávea não será capaz de alterar o controle acionário da companhia, mas provocará mudança na estrutura administrativa. Isso porque, conforme o acordo, com participação societária acima de 3%, a detentora do fundo ADMIX FIP poderá indicar um membro para o Conselho de Administração da V-Agro até a Assembleia Geral Ordinária de 2014. Após esta, o fundo de investimentos só participará de chapas caso um conselheiro seja da ADMIX FIP.

Aumento do capital da V-Agro

A Vanguarda lançou, no final de novembro, 1.166 bilhão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal. O objetivo, conforme a assessoria, é aumentar o capital social da Vanguarda Agro. Caso todas as ações sejam comercializadas (a R$ 0,30 cada), o capital – depois de integralizado - passará a ser de R$ 2.578 bilhões, dividido em 3.486 bilhões de ações.

A Vanguarda Agro

A companhia administra é uma das maiores empresas produtoras de commodities agrícolas do país, com foco na produção de soja, milho e algodão e valorização de terras. Possui 12 unidades de produção estrategicamente localizadas em cinco estados brasileiros (Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Piauí), totalizando uma área sob gestão de aproximadamente 300 mil hectares.

Além disso, possui equipamentos e ativos complementares à sua operação agrícola, com 960 equipamentos agrícolas, sendo 84% próprios, 13 unidades de armazenagem, sendo cinco próprias, e cinco algodoeiras, sendo quatro próprias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet