Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Geral

Produtores de GO protestam contra aumento de taxas da Agrodefesa

Cerca de 300 produtores rurais de mais de 60 municípios goianos, mobilizados pela Faeg, se reuniram, nesta terça-feira (11), às 14 horas, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, para acompanhar a votação em Plenário do projeto de Lei 188-G que prevê o aumento das taxas de serviços prestados pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Os produtores protestaram contra a propositura, levando máquinas e animais à sede da Assembleia.
 
O setor não concorda com os aumentos de taxas e a criação de novos encargos propostos no projeto. Alguns aumentos superam o índice de 200%. A propositura já havia entrado na pauta da Assembleia no final do ano passado e retirado de pauta a pedido da Faeg. A discussão retornou à Casa em novembro deste ano. Desde então, os produtores dos diversos setores têm se reunido para discutir os aumentos e chegar a algum consenso sobre a elevação das taxas. Os produtores já conseguiram adiar a votação por duas vezes este ano.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner o ideal seria que o projeto fosse retirado da pauta de votação, uma vez que os aumentos e a criação de novas taxas não estão acompanhados de um projeto estrutural de defesa agropecuária e desenvolvimento do setor.

Ele destacou ainda que o setor produtivo não é, de forma alguma, contrário aos serviços prestados pela Agrodefesa ou qualquer outra entidade de fiscalização ou defesa sanitária, mas é contra qualquer tipo de oneração ao produtor sem que estejam claros os projetos para os quais o recurso arrecadado será destinado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet