Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Geral

Crianças experimentam vida rural com programa do Senar-MT

ocar em um cavalo, ver carneiros de perto e até ordenhar uma vaca foram algumas das experiências de um grupo de crianças da Escola Municipal Agostinho Simplício, do Bairro Poção, em Cuiabá, durante visita à Fazenda Morro Grande, em Santo Antonio do Leveger. As atividades fazem parte do Programa Filhos no Campo, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Educação. O Programa tem o objetivo aproximar crianças que vivem em áreas urbanas ao meio rural, mostrando a elas de onde vem os produtos que consomem no seu dia a dia e muitas vezes nem percebem, como a camiseta que é feita de algodão, o óleo de soja que frita a batatinha e o milho que a industria transforma no cereal matinal.

O estudante do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série), Luzimário Reis Nascimento, 12 anos, se surpreendeu ao descobrir que o leite que toma todos os dias não vem da fabrica e sim de uma vaca. Esta foi a primeira vez que o estudante esteve em uma propriedade rural e ele assegura que aprendeu muitas histórias. "Eu não sabia que tinha diferença entre cavalo, burro e jumento", citou. "Para mim era a mesma coisa. Agora sei que o burro é filho de égua com jumento", explicou.

Julia Rafaela Alves Ribeiro, 9 anos, está no 4º ano do ensino fundamental (antiga 3ª série), e já conhecia a vida em fazenda, a sua avó tem um sítio próximo a Cuiabá, mesmo assim ficou encantada com a visita a Morro Grande. "Nunca tinha tirado leite. Achei muito fácil e já posso falar para todo mundo que eu consigo ordenhar", disse. Júlia também descobriu que o iogurte que a mãe compra para ela é um derivado do leite. "Aprendi que se pode fazer queijo, requeijão, manteiga e outras coisas a partir do leite", completou.

Quem também aprovou o programa foi a diretora da escola, Vânia Cristina Venega, que conheceu o "Filhos no Campo" durante lançamento em um shopping de Cuiabá no mês de agosto. "Esse programa é a oportunidade única dessas crianças terem uma rica aula de campo, é a união do que eles aprendem em sala de aula, e aqui eles verificam in loco casa coisa que eles viram na teoria", avaliou. "A Escola Agostinho Simplício está muito agradecida pela oportunidade".

Para o assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, José Roberto Stopa, o "Filhos no Campo" resgata uma parte importante da sociedade brasileira que é a vida rural. "Muitos dos nossos alunos nunca estiveram em uma fazenda e apesar dos professores falarem sobre a zona rural, aqui em uma propriedade eles conseguem absorver melhor ao vivenciarem essa realidade", afirmou.

"Nessa etapa de 2012 foram formadas 20 turmas, sendo em Cuiabá, Sinop e Rondonópolis", disse o supervisor do Senar, Rodrigo Fischdick, responsável pelo programa. De acordo com ele os alunos tomaram café da manhã, visitaram baia de cavalos e burros, curral de vacas para ordenhar, cocheira de gado de elite, curral de carneiros, conheceram o pomar e galinheiro, ainda saborearam um almoço típico de fazenda e fecharam o dia com uma tarde recreativa. "Para 2013 temos a meta do Senar é atender 10 mil crianças de sete a 12com o programa nas maiores cidades do Estado. As escolas interessadas devem buscar o sindicato rural do município", explicou Fischdick.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet