Olhar Agro & Negócios

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Geral

Ministro entrega prêmio a empreendimentos da agricultura familiar

Quatro representantes de empreendimentos da agricultura familiar receberam, na manhã desta quarta-feira (5), o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar das mãos do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. O prêmio oferecido pela organização da sociedade civil de interesse público Ação Fome Zero está em sua 9ª edição. Ao todo, 929 prefeituras de municípios de todo o Brasil se inscreveram para participar da iniciativa que teve 29 vencedores.

O objetivo do Prêmio é identificar práticas inovadoras de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), para que sirvam de modelo para outras gestões. Pepe parabenizou a ação, os agricultores familiares premiados e ressaltou a importância desse tipo de reconhecimento para a administração pública. “Os agricultores familiares que aqui foram premiados passam a ser a vitrine da agricultura familiar no que diz respeito à alimentação escolar”, observou.

O ministro ainda salientou que a agricultura familiar brasileira representa a ampla maioria na zona rural, onde 84% dos estabelecimentos rurais são da agricultura familiar. Pepe lembrou que o governo federal promove políticas permanentes para o desenvolvimento dos agricultores, como as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e anunciou que, em 2013, associações de 64 municípios serão capacitadas para que sejam capazes de produzir e vender para a merenda escolar. “Ao fazer isso, melhoramos a merenda escolar e contribuímos para que os empreendimentos da agricultura familiar possam ter maior acesso ao mercado”, explicou.

O presidente do Comitê Gestor da Ação Fome Zero, Antoninho Marmo Trevisan, afirmou que o objetivo final do Prêmio é melhorar a gestão pública na alimentação escolar e unir a agricultura familiar à merenda escolar. “Agricultura familiar e alimentação escolar são o casamento perfeito. Queremos ressaltar a importância dos agricultores familiares para merenda e para o desenvolvimento do país. Por meio dessa iniciativa, estamos premiando todos os agricultores familiares do Brasil. Eles são de fato nossos grandes heróis, grandes parceiros da alimentação escolar, e, este ano, queremos dar ênfase a esse casamento”, afirmou.

O prêmio é dividido em categorias: Valorização Profissional das Merendeiras; Merenda Indígena e/ou Quilombola; Participação Social; Desenvolvimento Local; Merenda com Produtos Orgânicos da Agricultura Familiar; e Eficiência e Educação Alimentar e Nutricional.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campelo, assinou durante a cerimônia acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para modernização das cozinhas nas creches. A respeito da Ação Fome Zero, a ministra classificou-a como uma das ações fundamentais e inusitadas iniciada no governo Lula. “O Fome Zero inspirou um conjunto de outras ações e a merenda escolar mudou, se transformou numa ferramenta de fortalecimento do campo, de melhora da agricultura familiar”, ponderou.

Homenageando as merendeiras, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, as classificou como “nossas senhoras dos panelões” e ressaltou o empenho de seus trabalhos. “Quem muda o País não é o governo, o judiciário ou o legislativo, é a nossa união e a capacidade de articularmos os movimentos sociais que trabalham e formam em todo país uma rede de cidadania”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet