Olhar Agro & Negócios

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Geral

Exportações de couros e peles em 2012 superam 2011

Os diversos esforços da cadeia coureira do Brasil neste ano trouxeram um resultado positivo com a chegada do balanço das exportações no mês de novembro. Desde janeiro até agora, o país exportou US$ 1,885 milhões, ou seja, um aumento de 0,16% face ao mesmo período do ano anterior.

Trata-se de um trabalho de superação dos empresários – representados em nível nacional pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) –, considerando o ano de grande crise vivenciado por alguns dos principais países (em especial nações da Europa) que tradicionalmente compram couro brasileiro.

Por meio das ações individuais da cadeia coureira e através do projeto Brazilian Leather (uma iniciativa de CICB e Apex-Brasil para o fomento das exportações) foi possível recuperar, mês a mês, o saldo negativo (4%) do primeiro semestre de 2012 e prever um balanço geral estável para o final do ano em relação a 2011. Os altos custos trabalhistas e os problemas de infraestrutura no Brasil também apareceram como entraves para um ano de 2012 melhor para a cadeia do couro.

Em novembro de 2012, as exportações de couros e peles atingiram o valor de US$ 175 milhões, o que representa um aumento de 10,76% em relação a novembro de 2011. No acumulado do ano, os couros representam 0,8% de todos os produtos brasileiros exportados – o mesmo índice do ano anterior, alcançando a 26ª posição no ranking nacional de produtos mais vendidos ao mercado externo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet